Unisanta recepciona com festa a bicampeã mundial de águas abertas, nesta terça-feira, 16/10

Com muita estratégia, a atleta da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Ana Marcela Cunha, sagrou-se campeã da última etapa do Circuito da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas da Federação Internacional de Natação (FINA), que aconteceu neste sábado (13), em Shantou, na China. Em grande estilo, Ana traz para o Brasil o título inédito de bicampeã mundial, já garantido na penúltima fase do do circuito, ocorrida no último dia 7/10, em Hong Kong, também na China.

“Fiquei o tempo todo em quinto e sexto lugar junto com o primeiro pelotão. Eu sabia que estava muito bem e como a temperatura da água é muito quente (cerca de 26º) fiquei um pouco para traz para não me desgastar tanto. Deixei para arrancar no final. Agora tenho 15 dias de férias e depois  voltarei com o gás todo para treinar para a seletiva do Mundial de Barcelona (Mundial dos Esportes Aquáticos), que será em Santos (em janeiro de 2013)”, disse Ana.

Festa – A Unisanta recepciona com festa, nesta terça-feira (16), sua nadadora Ana Marcela Cunha, a partir das 9h, no consistório da instituição. Ela concederá entrevista à imprensa, para contar sua epopeia por mares e oceanos do planeta. Pouco antes da coletiva, Ana Marcela será saudada por uma bateria de fogos de artifício, recepcionada e homenageada pela alta direção da instituição de ensino, bem como seus diretores, professores, alunos e atletas.

A partir das 8h30, Ana Marcela será conduzida desde a entrada da Cidade, nas proximidades da CET, no início da Av. Ana Costa, por um carro de som, tendo à frente quatro batedores da Polícia Militar. O percurso compreende as seguintes vias: Av.Ana Costa, Praça Independência (contorno), Praia e Oswaldo Cruz (Unisanta).

Resultados da Copa do Mundo Fina 2012 – Os resultados das etapas anteriores (provas de 10 KM), por ordem cronológica, foram os seguintes: Santos (Brasil) 3º lugar; Viedma (Argentina) 6º lugar; Eilat (Israel) 1º lugar; Cancun (México) 1º lugar; St Jean (Canadá) 3º lugar; Megantic (Canadá) 2º lugar; e Honk Kong (China) 1º lugar.

Histórico de ouro – O desempenho de Ana Marcela nessa temporada da Copa do Mundo 2012 FINA demonstra o potencial da nadadora que a tornou mais uma vez campeã mundial. A primeira vez que venceu o circuito mundial da FINA foi em 2010, quanto tinha apenas 18 anos.

No ano passado, Ana foi a primeira brasileira a obter a medalha de ouro nos 25 KM, no mundial da China. E agora, em 2012, ela segue firme na busca do bicampeonato mundial inédito para o País, nos 10 KM.

Em 2009, mesmo não competindo nas duas últimas etapas, ela obteve pontuação suficiente para outra vez ser a terceira geral, mas o regulamento da competição obriga o atleta a participar da última etapa para ser classificado no ranking final.

Em 2008, Ana foi a terceira colocada geral na Copa do Mundo FINA (sendo a melhor do País), ano em que ficou em quinto lugar nos Jogos Olímpicos de Pequim (melhor colocação das Américas nos 10 Km da Maratona Aquática). Tal feito rendeu à atleta o Prêmio Brasil Olímpico, concedido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Integrante da equipe da Unisanta desde os 14 anos, quando se tornou a mais jovem ganhadora do Circuito Brasileiro de Águas Abertas, Ana é também pentacampeã brasileira de maratona aquática.

Confira as imagens da Ana em Shantou: