A nadadora da Unisanta fez a prova em 2h02min13, na tarde desta quinta-feira (26), no Canadá

 

A brasileira Ana Marcela Cunha, nadadora da Universidade Santa Cecília (Unisanta), deu mais um passo importante na briga por seu segundo título da Copa do Mundo FINA de Maratonas Aquáticas. A baiana, de apenas 20 anos, chegou na terceira colocação da etapa de St. Jean, no Canadá, em 2h02min13, na tarde desta quinta-feira, 26/07, e continua liderando o circuito após esta 5ª prova do circuito mundial.

As duas primeiras colocadas foram as norte-americanas Eva Fabian e Christine Jennings, com 2h02min04 e 2h02min05, respectivamente. Ainda no feminino, a outra brasileira que completou a distância olímpica de 10 quilômetros, Gabriela Cordeiro, seguiu de perto o primeiro pelotão durante as seis voltas do percurso e terminou entre as 10 primeiras colocadas.

“Achei uma prova boa e me senti nadando muito bem durante todo o percurso, somente no final da última volta, as duas primeiras colocaram um ritmo muito forte e eu não consegui acompanhar”, comentou Ana Marcela.

Ana, atual campeã mundial dos 25 quilômetros (Mundial de Xangai 2011), sem nunca ter nadado esta distância até a data da prova, agora se prepara para nadar uma distância ainda maior, os 32 quilômetros, da etapa do Grand Prix da FINA, neste sábado, dia 28/07.

“Ainda não sei o que dizer desta prova, eu nunca nadei os 32 quilômetros, sei que vai ser uma experiência diferente, como os 25 km foram no mundial. Para mim, completar o percurso, que tem em média 7 horas de prova, já vai ser uma vitória. Eu penso sempre em nadar bem e chegar entre as primeiras, vamos ver no que vai dar”, confessou Ana Marcela, após a disputa dos 10 quilômetros.

Já na disputa dos 10 km masculino a melhor colocação do Brasil ficou com Diogo Villarinho, com o nono lugar, seguido por Rodrigo Correa e Matheus Isidros, que ficaram com a 12ª e 13ª posição, respectivamente. Os três medalhistas foram Richard Weinberger, do Canadá (1h56min05); Arthur Frayler, dos EUA (1h56min07); e Christian Reichert, da Alemanha (1h56min09).

A temperatura da água entre 19 e 21 graus foi determinante para o número de desistências dos jovens nadadores brasileiros. Esta foi a causa da hipotermia que tirou os nadadores Giovanny Lima, Mariana Souza e Nicole Ribas. Já Gabriela Rocha abandonou a disputa após ser atingida por outra nadadora e sentir fortes dores. Todos os nadadores foram atendidos e passam bem.

Com exceção da Ana Marcela, todos os brasileiros encararam esta prova canadense como uma etapa importante na preparação para a disputa do I Mundial Júnior de Maratonas Aquáticas, em agosto próximo, em Welland, também no Canadá.

 

Fonte CBDA