Ana Marcela Cunha, nadadora da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e atual campeã mundial dos 25 Km é a “top five” das Américas nos 10 Km. Depois de grande atuação em uma competição muito acirrada, Ana Marcela terminou em quinto lugar na prova de 10 km de maratona aquática no Pan-Americano 2011 (México), com o tempo de 2h05min55s2. A outra brasileira, Poliana Okimoto, conquistou medalha de prata (2h05min51s4). O ouro ficou para a argentina Cecília Biagioli, com o tempo de 2h04min11s6 e o bronze para a americana Christine Jennings, com 2h05min52s2.

A prova, realizada neste sábado (22) na cidade de Puerto Vallarta (200 quilômetros de Guadalajara), foi tão equilibrada e disputada braço a braço, que Ana chegou a ser anunciada erradamente como segunda colocada. “A água estava quente, mas a dificuldade foi para todas. A maior dificuldade foi mesmo as adversárias, que estavam bem preparadas, assim como eu. Fiquei em quinto, melhor do que no Pan passado. É lógico que esperava por uma medalha, mas estou contente com o desempenho”, afirma Ana Marcela.

O excelente resultado confirma a brilhante atuação de Ana Marcela neste ano. A aluna de Educação Física e Esporte (FEPESP / Unisanta) conquistou o título de Melhor Maratonista Aquática de 2010, pela Federação Internacional de Natação (Fina). Com apenas 19 anos, foi a primeira brasileira a obter medalha de ouro nos 25 KM, no mundial China (2011).

Assim como em outras disputas de maratonas aquáticas, as condições do clima foram os maiores desafios a serem superados pelos atletas. A temperatura da água chegou aos 29,5ºC.

No masculino, os vencedores foram Richard Weinberg (Canadá) – medalha de ouro, Arthur Frayler (EUA) – medalha de prata e Guillermo Bertola (Argentina) – medalha de bronze. Os brasileiro Allan do Carmo e Samuel de Bona conquistaram o 7º e 12º lugar, respectivamente.