A aluna do quarto ano de Jornalismo da Faculdade de Artes e Comunicação (FaAC), da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Danielle Zangrando, encerrou sua participação no Circuito Europeu de Judô, com um bom resultado na Copa do Mundo de Praga, desenvolvida na Capital da República Tcheca, neste final de semana. Daniele terminou em sétimo lugar na categoria até 57 quilos, com três vitórias (duas por ippon), em cinco lutas.
Danielle venceu a finlandesa Satu Lehikoinen por ippon; perdeu para a francesa Barbara Harel, também por ippon. Na Repescagem venceu as duas primeiras lutas: Olena Sayko (Ucrânia), por ippon e Michal Feinblat (Israel), por yuko no Golden Score. No quinto combate, perdeu para Kifaya Gasimova (Azerbaijão), por ippon.
Danielle Zangrando, mesmo não alçando pódio no Circuito Europeu, enfrentou alguma das principais atletas de sua categoria, como a alemã Yvonne Boenish e a francesa Barbara Harel, e acredita que sua participação deixou boa expectativa. “”Apesar de não ter conquistado medalha, fiz lutas importantes. E vi que estou no caminho certo. Tinha muita dificuldade de lutar com as européias e desta vez, por exemplo, não fui surpreendida pelas catadas de perna delas”, comentou Danielle Zangrando, medalha de bronze no Mundial de 1995.
Como a participação do time brasileiro nas competições européias serviu de seletiva e preparação para os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, Danielle está confiante quanto a sua presença na mais importante competição do ano para o judô nacional. “A expectativa é grande e o otimismo ainda maior”, completa.
O Brasil encerrou sua participação nas etapas das Copas do Mundo com um saldo positivo. Foram 15 medalhas ao longo de um mês de competição, com a participação de 27 atletas em quatro etapas: as Super Copa do Mundo de Paris e Hamburgo, e as Copas do Mundo de Budapeste, Varsóvia, Viena e Praga. Neste final de semana, a seleção conquistou quatro medalhas, com João Derly (ouro) e o também santista Leandro Guilheiro (prata) no sábado na Polônia; Priscila Marques, outra santista (prata) e Edinanci Silva (bronze) na República Tcheca.
O próximo compromisso da seleção brasileira será no dia 25 de março, em Vitória/ES, para o II Desafio Internacional. No dia 24 de março, no mesmo local, atletas com menos de 23 anos disputam a Seletiva-Sub23, já como parte do processo de avaliação e formação de novos valores para as Olimpíadas de Londres 2012.