Na véspera de uma desgastante viagem para Moscou, na Rússia, o mínimo que se espera de um atleta é que ele descanse e poupe energias. Com Luiz Lima, a coisa não funciona desta maneira. Na manhã desta sexta-feira, feriado no Rio de Janeiro, Dia de São Sebastião, padroeiro dos cariocas (20), o nadador da UNISANTA venceu a 1a. Maratona Pré-Pan-Americana, prova de 10 KM em Copacabana, que lhe valeu um prêmio de R$ 3.500,00, além do status de ser o principal favorito a uma das duas vagas masculinas para a prova de águas abertas dos Jogos Pan-Americanos de 2007, no mesmo local. Luiz Lima completou as distância em 2h08m07. No feminino, a vitória foi da baiana Ana Marcela (2h22m57).

Enquanto no masculino, Luiz Lima dominou o percurso de 10 quilômetros de ponta a ponta, Ana Marcela teve muito trabalho para ganhar a disputa feminina. O paulista Glauco Rangel foi o segundo colocado (2h18m06) e o baiano Luiz Rogério Arapiraca ficou com o terceiro lugar (2h19m14).
A capixaba Maria da Penha Cruz, a Pepenha (campeã brasileira de 2005), bateu no pórtico de chegada apenas um segundo atrás de Ana (2h22m58) e Marina Berti,também do Espírito Santo, foi a terceira colocada (2h27m58).

A prova inaugurou o percurso de 10 quilômetros que serão disputados nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, com início e término no posto 6, em Copacabana. O evento teve uma prévia com a realização de uma Clínica no forte de Copacabana, iniciada na 3a. feira (17) e que terminou na tarde desta sexta-feira (20).

Os atletas que formam a elite da modalidade estiveram presentes, com exceção de Monique Ferreira e Monick Perez, ambas da UNISANTA, em treinamento forte para a Copa do Mundo (etapa brasileira)e de Poliana Okimoto, vencedora da Travessia dos Fortes 2005, que disputa etapas européias da Copa do Mundo da Natação.

No grupo dos melhores do país estão os gaúchos Guilherme Bier e Carlos Pavão, primeiro e segundo colocados do circuito brasileiro de maratonas aquáticas de 2005. Bier venceu pela quinta vez e já é uma referência na modalidade.

MALAS PRONTAS – Neste sábado (21), o nadador da UNISANTA embarca para Moscou, na Rússia, onde na próxima semana, estará participando da etapa moscovita da Copa do Mundo de Natação. “Vou tomar parte das provas de 400 e 1500 metros, com muita vontade de conseguir pelo menos chegar às finais”.
Como estará em Moscou, representando o Brasil, Luiz Lima, vencedor de duas da três primeiras etapas, ele se constituirá no grande ausente na quarta e última etapa do Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos Renata Câmara Agondi, a maior competição em águas abertas do Brasil,. marcada para o próximo dia 26, a partir das 9 horas. Na mesma data, ele estará representando o Brasil na Copa do Mundo de Natação, na Rússia. “Lamento estar fora da disputa do desafio dos 20 KM, mas vou estar torcendo para que um dos meus companheiros de equipe seja o vencedor”.

Luiz, que acredita realizar na Rússia sua última competição internacional em piscina, diz que para se dar bem em uma prova tão dura como os 20 KM da quarta e última etapa do Projeto Renata Agondi, o atleta precisa, antes de qualquer coisa, manter o ritmo. “Não adiante forçar uma situação. É preciso nadador dentro do que se está habituado a fazer, adotando uma estratégia já conhecida. Experiência nem sempre nos são satisfatórias. Como se diz; é melhor fazer o feijão com o arroz”.
A explicação para o fato de realizar na Copa do Mundo de Moscou sua derradeira participação internacional em piscina reside no fato de Luiz Lima pretender adotar as provas de águas abertas como prioridade. “Quero representar o Brasil no Pan e, possivelmente nos Jogos de Pequim”, admite.