No segundo dia de finais, a equipe Principal da Natação Unisanta conquistou mais medalhas no Troféu Maria Lenk 2025, que serve de seletiva para o Mundial de Singapura. No total, foram seis medalhas, sendo três ouros, duas pratas e uma de bronze e dois índices garantidos para o Mundial de Singapura.

As disputas seguem até dia 26 de abril, no Rio de Janeiro.

O principal destaque foi nos 200m livre, com dobradinha ceciliana. A dupla Stephanie Balduccini (1m56s43) e Mafe Costa (1m57s60) conquistou a medalha de ouro e prata, respectivamente, além de ambas alcançarem o índice para o Mundial de Singapura. As nadadoras Gabi Roncatto (1m59s82) e Naná Almeida (2m04s11) alcançaram a quarta e oitava colocação, respectivamente.

Com a conquista do primeiro lugar, a ceciliana Stephanie comentou sobre a sua melhor marca pessoal nos 200m livre.

“Tem três anos que não melhoro o meu tempo. Um ano atrás fui diagnosticada com apendicite, e hoje consegui fazer esse tempo. Tem muita gente que eu preciso agradecer, mas essa vai para Michigan e para todo mundo da Unisanta, que sempre acreditaram em mim”, comemorou a nadadora.

A etapa masculina teve mais um destaque ceciliano. O australiano Sam Short fez 1m47s01 para conquistar o primeiro lugar na prova. Outro nadador nos 200m livre, Fernando Scheffer (1m48s09) alcançou a quinta colocação.

O reforço internacional Short analisou a conquista de mais uma medalha na competição e sua melhor marca pessoal nos 200m livre.

“Quero ajudar a Unisanta a vencer, por isso estou aqui. Não esperava vencer, pois nadando na raia zero não conseguia ver como estava os outros nadadores. Estou me divertindo muito aqui no Brasil e gostaria de ter nadado em 1m46s”, comentou o australiano.

Outro ceciliano que faturou a medalha de ouro de Guilherme Basseto, que fez 54s01 nos 100m costas. Na mesma prova, Pedro Motta (56s16) e Léo de Deus (56s45) ficaram em sétimo e oitavo lugar, respectivamente.

O ribeirão-pretense Basseto aproveitou a conquista dos 100m costas para mandar um recado sobre sua próxima prova a ser disputada, os 50m costas.

“Acabei de trocar de programa de treino de novo. Então, já quase voltar para casa dos 53s, mostra que a gente está no caminho certo. O índice pra mim nesse momento é mero detalhe. O índice vai sair nos 50m costas”, concluiu.

Na etapa feminina, a nadadora Naná Almeida alcançou o terceiro lugar nos 100m costas, com 1m02s98.

Finalizando a noite, o revezamento 4x100m medley misto formado por Guilherme Basseto, Henrique Borges, Mafe Costa e Stephanie Balduccini conquistou a medalha de prata, com 3m51s44.

Ao final do segundo dia de disputas, a Unisanta ocupa a primeira colocação, com 689,50 pontos.

A equipe ceciliana volta para o segundo dia de provas classificatórias nesta quarta-feira (dia 23), a partir das 9h, horário de Brasília. As eliminatórias e finais são transmitidas pelo canal no youtube Swim Channel, Canal Olímpico do Brasil e SporTV.

Confira os ganhadores:

Índices para o Mundial de Singapura
Ouro – Stephanie Balduccini – 200m livre
Prata – Mafe Costa – 200m livre

Medalhistas
Ouro – Guilherme Basseto – 100m costas
Ouro – Sam Short – 200m livre
Prata – Guilherme Basseto, Henrique Borges, Mafe Costa e Stephanie Balduccini – Revezamento 4x100m medley misto
Bronze – Naná Almeida – 100m costas

A Unisanta, única potência educacional da natação brasileira, é beneficiada com recursos aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte, através do Projeto Natação Unisanta – Fase 4 – 1º Ano do Ciclo Olímpico 2028, processo n° 71000.028057/2024-05 e tem como investidores a Brasil Terminal Portuário, Eldorado Brasil, Porto Itapoá, BTG Pactual, Banco Safra e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte; mais a Copersucar e Fupes.