Créditos: Satiro Sodré/CBDA

No quarto dia de finais, a equipe Principal da Natação Unisanta continua embalada no Troféu Maria Lenk 2025, que serve de seletiva para o Mundial de Singapura. No total, foram sete medalhas, sendo cinco de ouro e duas de bronze, dois índices garantidos para o Mundial de Singapura e dois novos recordes estabelecidos.

As disputas seguem até dia 26 de abril, no Rio de Janeiro.

Nos 50m costas, o ceciliano Guilherme Basseto (24s61) confirmou o índice para o Mundial de Singapura – que já tinha sido conquistado pela manhã na etapa eliminatória com 24s90 – e faturou a medalha de ouro. Seu parceiro de prova e conterrâneo ribeirão-pretense Pedro Motta ficou na terceira posição, com 25s64. Já Léo de Deus (26s04) alcançou o oitavo lugar.

“Foi uma grata surpresa as provas de 50m se tornaram olímpicas. E ao contrário do que todo mundo acha, não vou abandonar os 100m costas, vou dar trabalho durante um bom tempo para a molecada. Sempre tive só uma chance de me classificar para a Olimpíada, e estão me dando uma segunda oportunidade. Há 10 anos me classifiquei para a minha primeira Seleção Brasileira, quando eu era só moleque do interior, que também foi em Singapura. Então, vai ser muito nostálgico para mim, poder voltar para essa mesma piscina. Um abraço para o meu clube, todos os meus patrocinadores e o Exército Brasileiro. Vamos com tudo para esse Mundial.”, concluiu Basseto.

Nos 1500m livre, dobradinha ceciliana. A nadadora Gabi Roncatto fez 16m19s82 para conquistar o ouro e o índice para o Mundial de Singapura. Na mesma prova, a valente Beatriz Dizotti conquistou o bronze, com 16m50s29.

Especialista em provas de uma distância menor, a campeã dos 1500m livre Gabi Roncatto falou sobre a preparação antes da disputa.

“Estou me sentindo muito feliz. Conversei muito com o meu treinador sobre essa prova. E falaram que eu ia aguentar. Essa disputa foi muito boa. Não é uma prova que treino tanto, mas como eu falei, acabo treinando tanto que eu sabia que esse 1500m ia ser bom”, comemorou a nadadora.

Na disputa dos 800m livre, mais um show de Sam Short. O australiano conquistou o ouro após fazer 7m48s83 e estabeleceu o novo recorde do campeonato.

Na etapa feminina dos 50m costas, a veterana Daynara de Paula (29s75) alcançou o oitavo lugar. Para finalizar as provas individuais, o nadador Evandro Silva (2m20s44) ficou na sétima posição nos 200m peito.

No revezamento 4x200m livre feminino, o time dos sonhos ceciliano formado por Gabi Roncatto, Mafe Costa, Naná Almeida e Stephenie Balduccini (8m01s17) conquistou a medalha de ouro e estabeleceu o novo recorde do campeonato.

A nadadora Naná Almeida, que abriu a prova para o quarteto ceciliano, comentou sobre o novo recorde de campeonato nos 4x200m livre.

“Acho que todos nós queríamos bater o recorde para marcar mais pontos para o Unisanta. Nós quatro estávamos na final dos 200m livre e as duas meninas da equipe fizeram o índice. Então, sabíamos que seria um revezamento bem forte. Acho que cada uma deu o melhor na piscina”, analisou.

Na etapa masculina, os guris André Pereira, Davi Leone, Fernando Scheffer e Sam Short (7m12s58) também conquistaram o primeiro lugar.

O novo reforço ceciliano Fernando Scheffer comentou sobre a importância da conquista dos 4x200m livre para a Unisanta.

“A gente está disputando a competição desde o primeiro dia, estamos na batalha pelos pontos. Então, a gente fica muito feliz de conseguir ganhar essa prova de revezamento, que é uma pontuação dobrada. A gente tem um carinho especial e poder dividir o pódio com esse pessoal aqui não tem preço”, concluiu.

Ao final do quarto dia de disputas, a Unisanta ocupa a segunda colocação, com 1.327,50 pontos.

A equipe ceciliana volta para o quinto e penúltimo dia de provas classificatórias nesta sexta-feira (dia 25), a partir das 9h, horário de Brasília. As eliminatórias e finais são transmitidas pelo canal no youtube Swim Channel, Canal Olímpico do Brasil e SporTV.

Confira os ganhadores:

Índices para o Mundial de Singapura
Ouro – Gabi Roncatto – 1500m livre
Ouro – Guilherme Basseto – 50m costas

Medalhistas
Ouro – Sam Short – 800m livre
Ouro – Gabi Roncatto, Mafe Costa, Naná Almeida e Stephenie Balduccini – Revezamento 4x200m livre Feminino
Ouro – André Pereira, Davi Leone, Fernando Scheffer e Sam Short – Revezamento 4x200m livre Masculino
Bronze – Beatriz Dizotti – 1500m livre
Bronze – Pedro Motta – 50m costas

A Unisanta, única potência educacional da natação brasileira, é beneficiada com recursos aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte, através do Projeto Natação Unisanta – Fase 4 – 1º Ano do Ciclo Olímpico 2028, processo n° 71000.028057/2024-05 e tem como investidores a Brasil Terminal Portuário, Eldorado Brasil, Porto Itapoá, BTG Pactual, Banco Safra e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte; mais a Copersucar e Fupes.