A campeã olímpica de Tóquio-2020 e maratonista aquática da Unisanta Ana Marcela anunciou que irá atravessar o Canal da Mancha em 2026. A decisão foi anunciada no canal do Youtube Swim Channel, durante a Live do Coach.

Segundo Ana, o ano de 2025 será de foco no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em Singapura, e após esse período, o projeto de travessia do canal se inicia.

“É o anúncio que eu mais esperava para minha carreira. Muito mais do que uma medalha olímpica, porque desde pequena falo que quero fazer esse desafio. É uma das provas mais emblemáticas para quem é do mundo da maratona aquática. São poucas pessoas que resolvem fazer esse desafio, e apenas 15% completam. É um desafio diferente”, comentou.

O atual treinador da nadadora, Fabrizio Antonelli, abraçou a ideia com entusiasmo e seu programa dedicado ao desafio começa após o Mundial de 2025. O guia de Ana Marcela será Igor de Souza, ex-nadador e único brasileiro a fazer o trajeto de ida e volta no Canal da Mancha.

Sobre o Canal da Mancha

O Canal da Mancha é um braço do Atlântico Norte que separa a ilha da Grã-Bretanha da Europa continental e está situado entre a Inglaterra e a França. Seu ponto mais estreito é o Estreito de Dover, com 34 km de extensão, ponto onde comumente é feito a travessia.