Coordenadora do NPH e formandos de Engenharia Unisanta são homenageados no 28º Prêmio Crea-SP

76

A coordenadora do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta) e da Sala de Situação de Recursos Hídricos da Baixada Santista, em parceria com a Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM), Profa. Enga. Alexandra F. P. Sampaio, e formandos dos cursos de Engenharia da instituição receberam, na última segunda-feira (23/6), o 28º Prêmio Crea-SP de Formação Profissional. A cerimônia foi realizada a partir das 18h, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

O prêmio homenageia estudantes e docentes que se destacaram pelo desempenho acadêmico em Engenharia, Agronomia, Geociências, Tecnologia e Design de Interiores. A iniciativa, criada há 26 anos, ampliou seu escopo em 2024 para também reconhecer professores indicados pelas instituições de ensino superior, valorizando aqueles que contribuem diretamente para a formação de profissionais éticos e qualificados. As indicações são feitas pelas próprias universidades, fortalecendo a parceria entre o Conselho e o meio acadêmico.

Formada no curso de Engenharia Civil da Unisanta em 1997, Alexandra é mestre em Ciências Ambientais e especialista em Controle e Gestão Ambiental e ministra as disciplinas de Ciências do Ambiente e Gestão Ambiental nos cursos de Engenharia da Universidade.

“É com muita alegria e gratidão que recebo essa homenagem do Crea-SP pelo reconhecimento à minha atuação como docente dos cursos de Engenharia e como coordenadora do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) das Faculdades de Engenharia da Unisanta. Compartilho essa honra com todos os colegas, alunos e parceiros que caminham ao meu lado há mais de duas décadas na construção de uma engenharia comprometida com o conhecimento, a inovação e o desenvolvimento sustentável”, afirma a pesquisadora.

Formados – Além de Alexandra, sete formandos dos cursos de Engenharia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) foram homenageados na mesma sessão solene. O objetivo da homenagem foi prestigiar a formação dos profissionais da área, que se destacaram nos cursos de graduação de nível superior.

Engenharia Eletrônica: Luiz Guilherme Leal Costa
Engenharia de Computação: Alexsander de Oliveira Gusmão
Engenharia Civil: Luca Costa Taira
Engenharia Elétrica: Bruno da Cruz Santos
Engenharia de Produção: Maria Amanda Santana dos Santos
Engenharia Mecânica: Ramon de Jesus França
Engenharia Química: Yannik Martins dos Santos

Entre as autoridades presentes na solenidade, estava o Prof. Eng. Ricardo Carvalhal, Diretor de Educação do Crea-SP e docente da Unisanta, representando a instituição no Conselho.

Com atuação constante e engajada, o professor teve participação ativa na conquista do prêmio concedido, colaborando diretamente no processo de indicação e contribuindo para iniciativas acadêmicas da universidade.

Além disso, Ricardo participa das decisões do Crea-SP e integra o Colégio de Instituições de Ensino (CIES), que reúne cerca de 100 diretores e coordenadores de cursos de Engenharia com representação no Conselho.

Ele também esteve presente na reunião nacional do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), que contou com a participação de aproximadamente 4 mil profissionais de todo o país. Na ocasião, a Unisanta foi homenageada com a Menção de Mérito em reconhecimento ao trabalho desenvolvido na Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, que completa 50 anos em 2025.

Sobre o Crea-SP – O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) é o maior conselho de fiscalização de exercício profissional da América Latina. É responsável pela fiscalização de atividades profissionais nas várias modalidades da Engenharia, Agronomia e Geociências, além das atividades dos Tecnólogos.