A Universidade Santa Cecília (Unisanta) firmou parceira com a Secretaria de Educação (Seduc) de São Vicente, para abrir oportunidades de estágios relacionados à educação ambiental em creches, escolas municipais e Centros Educacionais e Recreativos (CERs) da Cidade.

Os alunos do 3º e 4º ano do curso de Biologia irão capacitar os profissionais dos núcleos de educação do Município. O objetivo é ampliar as atividades e capacitações já desenvolvidas pela Seduc.

Os acadêmicos farão um levantamento dos problemas locais, relacionados ao meio ambiente, com a intenção de trabalhar com crianças, jovens e adultos em mangues, rios, praias e etc.

Após o período de aplicação do projeto, que se destina a fornecer informações que melhorem a convivência entre o homem e o meio ambiente local, será realizado um novo levantamento por meio de questionários e fotografias para diagnosticar a eficiência da proposta e a compreensão por parte das crianças e adultos.

Os locais escolhidos são os bairros periféricos e com grande aglomerados urbanos do município de São Vicente.

– Projeto

Criado em 2005, pela então acadêmica Adriana Mirage, o projeto têm um período proposto de 12 meses consecutivos.

A proposta é trabalhar nas escolas, creches e centros recreativos duas vezes na semana ou aos sábados. Um dia de semana ficará para divulgação no bairro e preparação do local e outro para a atividade programada.

Os alunos coordenadores que participam do projeto são: Adelaida Pereira, Felipe Gothardo, Andréia Esteves, Clauber Pinheiro, Fabiana Coelho e Sarah Oliveira.

A primeira aula de capacitação será direcionada aos monitores do CERs e acontece dia 21/10. O evento será realizado no Centro de Capacitação – CECAP, localizado na Avenida Antonio Emmerich, 95 – das 9h às 12h, e das 13h às 17h.

Na oportunidade serão abordados os conceitos de meio ambiente e preservação ambiental. Serão discutidos trabalhos a serem incorporados no dia-a-dia das unidades educacionais, como uma horta e reciclagem de lixo.