Com o objetivo de atualizar mantenedores e gestores com as melhores ferramentas e conhecimentos sobre gestão do ensino superior particular, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo (SEMESP) promove a 5ª Jornada Regional Santos e Região 2009, de 6 a 7 de maio. O evento será realizado na Chancelaria da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Rua Soares de Camargo, 18, Boqueirão. Durante o evento, também será divulgada a última pesquisa do SEMESP sobre o Ensino Superior na região.
O encontro tem início no dia 6, às 9h, com palestra sobre Avaliação Acadêmica e os processos administrativos das IES, a cargo da ex-Assessora Técnica do MEC e diretora geral da Consultores Associados de Educação (CADEC), Ana Cristina Canettieri, que fará demonstração de “cases” e soluções estratégicas com foco em qualidade.
Às 14h, o tema ministrado será Endomarketing Educacional e Gestão de Pessoal, por Lucia Helena da Silva, Diretora Administrativa da ETEP Faculdades, e Wesley Nogueira Barbosa, Diretor Financeiro da ETEP Faculdades. A palestra mostrará as modernas práticas para conquistar satisfação, comprometimento e engajamento dos colaboradores administrativos e acadêmicos.

Mercado e GestãoOs índices do mercado financeiro educacional serão divulgados no dia 7, a partir das 9h, pelo Diretor Executivo do SEMESP, Rodrigo Capelato. Na oportunidade serão destacados os números voltados para o Brasil, Estado e Região, além de divulgado um Panorama dos índices fundamentais para a gestão financeira das IES; Controles de fluxo financeiro para as Instituições de Ensino; Previsões, custos, orçamentos e investimentos para uma gestão competente das finanças das IES.
Na sequência, o Diretor Financeiro da Unisul e Coordenador do FinancIES, Adriano Dias Sousa, falará sobre a Gestão Financeira para Instituições de Ensino, e o Fundador do grupo Camargo Rodrigues, Instrutor do SERASA e Diretor da Abrade, Luis Fernando Rodrigues, falará sobre Gestão da Inadimplência Educacional.
Às 14h, o tema será Legislação Educacional e Aspectos Societários e Associativos Controversos, a cargo do Consultor Jurídico do SEMESP e ABMES e Sócio da Covac Sociedade de Advogados e da Covac Educação & Soluções, José Roberto Covac. Entre os assuntos em pauta estão: Registro de Diplomas; Supervisão do MEC; EAD, Hora-aula X Integralização de Cursos; Plano de Carreira; Sucessão de Sócios; Profissionalização de Mantenedores e Empregados e Melhores e Piores Práticas.