Unisanta e BTP lançam primeira Universidade Corporativa do setor portuário da América Latina

462

A assinatura desta parceria inédita será no próximo dia 1.º de agosto, às 9h30, no Consistório da Unisanta.

Em 2022, uma edição do estudo The Future of Jobs, divulgada pelo Fórum Econômico Mundial, publicada na Revista Exame, revelou que 94% dos líderes de empresas esperam que seus funcionários desenvolvam novas habilidades. O número cresceu em relação ao levantamento anterior, quando era de 65%. Com esses dados, a Revista levanta um questionamento: “O que as empresas estão fazendo para desenvolver seus colaboradores com um mercado cada vez mais dinâmico e que exige novas habilidades técnicas e comportamentais?”

O texto diz ainda que “é mais eficiente que empresas invistam em desenvolver os seus colaboradores, e, por isso, a implantação de T&D (treinamento e desenvolvimento) tem sido cada vez mais comum no mundo corporativo”.

Dentro deste contexto, pensando na localização privilegiada de Santos, cidade do maior porto da América Latina, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) e a Brasil Terminal Portuário (BTP) constituem, no próximo dia 1.º de agosto, a primeira Universidade Corporativa da América Latina, ligada ao setor portuário.

O objetivo principal da parceira é prover a qualificação dos colaboradores da empresa que ainda não possuem ensino superior ou que já possuem o ensino superior, mas visam a uma especialização em nível de pós-graduação. Para isso, será utilizada expertise de 60 anos da Unisanta na área de educação, através dos cursos presenciais e a distância.

Implementar programas para a evolução dos funcionários pode representar uma economia para as empresas, que garantem uma equipe cada vez mais qualificada, pronta para atingir os objetivos do negócio. Por esse motivo, as universidades corporativas têm conquistado cada vez mais força nas corporações.

Para o diretor de Relacionamento com Empresas da Unisanta, Prof. Dr. Rafael Pedrosa, a ideia da Universidade Corporativa Unisanta / BTP é que a empresa subsidie a formação e a qualificação interna dos colaboradores para gerar as competências demandadas pelo mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, além de agregar valor a seu negócio.

“Nosso portfólio é amplo e cobre todas as áreas do conhecimento com nível de excelência Unisanta. Seja qual for a necessidade da BTP, temos condição de suprir. Dentro deste leque de serviços educacionais, vamos atender a todas as demandas que eventualmente eles possuam. A ideia é sanar esse gap de formação e de geração de competências essenciais para a empresa, através dos nossos serviços educacionais”, afirmou o diretor.

Vestibular – Os processos seletivos serão realizados através de vestibular, no caso da graduação, e de indicação da própria BTP, no caso da pós-graduação. No primeiro vestibular corporativo, realizado pela Unisanta na sede da própria empresa, as áreas escolhidas estão ligadas ao business da corporação, como logística, gestão portuária, comércio exterior e administração.

A ideia é ingressarem aos bancos escolares da Unisanta 250 funcionários semestralmente. Para poder contemplar as pessoas e os diversos turnos de trabalho, serão realizados outros processos seletivos em diferentes horários, para seleção de calouros ainda para o segundo semestre de 2023.

Assinatura – O evento de assinatura desta parceria inédita será no próximo dia 1.º de agosto, às 9h30, no Consistório da Unisanta, Rua Oswaldo Cruz, 277, térreo, com a presença a direção superior da Unisanta e a presidência da BTP.