Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da estudante de Jornalismo Cristiane Oliveira, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), sobre a solidão que atinge crianças e adolescentes, recebeu dez da banca examinadora. O livro-reportagem Má Companhia – A solidão de hoje na vida de crianças e adolescentes revela que o tema tornou-se um dos problemas contemporâneos que mais preocupam os especialistas.

Por meio da história de dez personagens de diversas idades, a autora relaciona a solidão que as atinge com doenças como a dependência de drogas, Aids e depressão. Os relatos apresentados mostram que a solidão é um sentimento silencioso de derrota e a ausência de alguma coisa importante para estas crianças e jovens.

A universitária ouviu mais de 12 pessoas como fonte: psicanalistas, psicólogos, psiquiatras, médicos, terapeutas, pesquisadores, assistentes sociais e as instituições que cuidam de crianças e adolescentes com esse tipo de problema. Além dos livros consultados, fez entrevistas e pesquisas com familiares.

Segundo o psicanalista e psicólogo do Ministério Público de São Paulo Fernando Falabella Tavares de Lima, uma das fontes de Cristiane, o livro é uma reportagem “e como tal pode chocar e nos deixar incomodados, mas que sirva, como é a intenção da autora, de mola propulsora da inquietação que move ações. E enquanto reportagem, abre caminho para novos estudos e debates sobre o assunto que, pela própria natureza dinâmica não se esgota tão facilmente”.

Em 16/12/03