Em comemoração ao Dia da Cultura, a escritora do livro “Tudo é Possível”, Lúcia Maria Teixeira Furlani, participou de uma tarde divertida e de total interação com os alunos da Casa Branca School. A autora visitou os alunos e contou um pouco sobre a história do seu livro infantil. Durante um bate-papo muito descontraído, Lúcia descreveu desde a sua ideia de lançar o livro até as criações dos personagens.
Os 72 alunos do 1º ao 4º, que realizaram atividades sobre o livro durante as aulas, aproveitaram a oportunidade da visita da autora para esclarecer suas dúvidas e curiosidades.
O aluno do 2º ano, André Luiz de Carvalho Moura, ficou fascinado pela história do livro e sentiu-se fazendo parte dela. “Eu gostei muito da parte dos piratas, mas queria ser como o Benedicto Calixto. Estou muito ansioso para ler a continuação da história no Segredo da Longa Vida.”
“Foi muito legal ouvir da própria autora como ela escreveu o livro. Quando crescer quero ser como ela, vou ser escritora”, contou Vitória, de 9 anos.
Já Alberto Nostre, de 6 anos, estava superanimado por conhecer a autora pessoalmente. “Gostei muito de conhecer ela. A escritora é muito legal. Se eu pudesse, viajaria para a Praia dos Sonhos, assim como o Lucas.”
Lúcia Furlani falou sobre a importância da leitura na educação das crianças. “O livro faz uma viagem no tempo, contando a nossa história e cultura. Ele está sendo estudado e lido por crianças de todo o País. Hoje no Dia da Cultura, estou muito feliz por estar numa escola de Santos, podendo mostrar e multiplicar o trabalho que o Colégio e Universidade Santa Cecília realizam.”
Quando questionada sobre a receptividade das crianças, ela diz: “É sempre muito gratificante saber da expectativa delas por terem um contato pessoal com a autora do livro que eles estudaram. Hoje, a alegria não é só deles, é minha também, de estar fazendo parte dessa atividade.”
A escritora ganhou uma dedicatória dos alunos, um livro, assinado ou com uma mensagem de todos que participaram da palestra. As crianças tiraram fotos com a escritora e ganharam autógrafos em seus livros.
Sobre a Obra – Tudo É Possível , já em sua 4ª edição, é adotado em mais de 500 escolas de todo o Brasil (entre elas, as da Fundação Ayrton Senna, Fundação Bradesco, escolas públicas e particulares de diversos estados), entusiasmando pequenos e adultos, o que tem levado a escritora a muitos encontros com o público mirim.
O livro procura fazer o leitor, a criança e o jovem analisar e entender as opções escolhidas, “tanto na realidade, como na ficção, de forma a ajudá-los a se transformar em alguém capaz de também fazer suas próprias opções”, afirma a escritora.
Na obra, de forma divertida e educativa, a autora insere naturalmente noções de Geografia, História, Ciências, Ecologia, Meio Ambiente, Arte e Ética; os temas transversais (complementares) são Meio Ambiente e Cidadania.
Projeto Pedagógico e Site – A autora desenvolveu um projeto denominado Nossa Terra e Nossa Gente, que conta com material de Apoio ao Professor, cuja proposta é fazer com que a leitura se desdobre em diversas e interessantes atividades interdisciplinares, de forma dinâmica e prazerosa, tanto para os educadores como para os alunos. A comunicação com os leitores de todo o Brasil se faz também pelo site www.unisanta.br/tudoepossivel, que contém informações, além de jogos e outras atividades lúdicas.
Sobre a história – Na história, o menino Lucas mergulha num mundo de sonhos, que mistura realidade e ficção. Ele interage com homens pré-históricos, índios, piratas, escravos e personagens históricos. Em incríveis aventuras, defende os mais fracos e conhece a região do litoral paulista, de Peruíbe a Bertioga.
Com ilustrações de Bill Silva e Leandro Rodrigues, o livro , editado pela Unisanta e Global, inclui um mapa do tesouro e uma seção, em verbetes, chamada Saiba Mais – curiosidades para crianças e gente grande também, com informações sobre os personagens históricos e sobre os lugares em que acontecem as aventuras de Lucas.
A autora inspirou-se em seu filho Lucas e nas histórias que conta para ele toda noite. Escritora premiada, Lúcia fez sua estreia na literatura infanto-juvenil com essa obra, sucesso de público e crítica, aplicando sua experiência como Doutora e Mestre em Psicologia da Educação, Psicóloga e Educadora. É presidente da Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos, e do Santos e Região Convention & Visitors Bureau.