Com o objetivo de fomentar o debate sobre sustentabilidade, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) promove o Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (COBRIC)Ideias e soluções para uma sociedade sustentável, de 7 a 9 de outubro. Além de estimular a produção científica, o evento possibilitará aos estudantes o despertar para as vocações de pesquisa, o exercício da inter e da transdisciplinaridade e a articulação de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Poderão participar alunos de instituições de Ensino Superior e graduados, nos minicursos, sessões orais e apresentações de painéis que abordarão a sustentabilidade no desenvolvimento tecnológico, social, cultural e nos processos de construção da saúde coletiva. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site www.unisanta.br/cobric , até o dia 15 de agosto. A programação e os temas dos minicursos podem ser consultados no mesmo endereço eletrônico.

“A realização dos eventos de iniciação científica tem se tornado parte da política de inserção da pesquisa e qualidade acadêmica no âmbito dos cursos de graduação das diversas instituições de Ensino Superior do Brasil”, afirma um dos organizadores do evento, o Prof. Dr. Marcos Tadeu Pacheco.

Programação – O jornalista Washington Novaes, especializado nos temas de desenvolvimento sustentável e meio ambiente, fará a palestra de abertura do congresso, no dia 7 de outubro, às 20 horas.
Nos dias 8 e 9 de outubro, serão realizadas as sessões de apresentação oral, painéis e minicursos nos períodos matutino, vespertino e noturno. A sessão solene de encerramento será realizada no dia 9, às 21 horas, e em seguida haverá a entrega de premiação.

Apresentação de trabalhos – Os interessados em apresentar trabalhos através de painéis e sessões de comunicação oral devem enviar o material para avaliação da comissão científica até o dia 15 de agosto. Os melhores trabalhos de cada área do conhecimento do CNPq serão premiados. Haverá certificados aos participantes.

O COBRIC é organizado pelos professores Marcos Tadeu Pacheco, Brigitte Rieckmann Martins dos Santos, Antonio Salles Penteado e Áureo Emanuel Pasqualeto Figueiredo. A comissão científica é composta pelos docentes Augusto César, Aldo Ramos, Dorotea Vilanova Garcia, Fernando Reverendo Vidal Akaoui, Katya Laís Patela Couto, Lídice Romano de Moura, Luiz Renato Bastos Lia, Maria Cristina Pereira Matos, Roberto Fernandes da Costa, Roberto Pereira Borges, Robson Bastos e Walber Toma.