Com o objetivo de atualizar mantenedores e gestores com as melhores ferramentas e conhecimentos sobre gestão do ensino superior particular, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo (SEMESP) promove a 4ª Jornada Regional Santos e Região 2008, de 15 a 16 de abril. O evento será realizado na Chancelaria da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Rua Soares de Camargo, 18, Boqueirão. Durante o evento também será divulgada a última pesquisa do SEMESP sobre o Ensino Superior na região.
Programação – A abertura será no dia 15 de abril, terça-feira, às 9 horas, com a presença da Delegada Regional do Semesp e presidente da Unisanta, Lúcia Maria Teixeira Furlani. Logo em seguida começam os debates, tendo como pauta inicial a Avaliação Institucional Interna e Externa: Análise Global e Interada das Dimensões, Estruturas e Relações. A reitora da UNIDERP e secretária executiva da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular, Ana Maria Costa de Sousa, discorrerá sobre A auto-avaliação como instrumento de gestão das IES e a análise do Instrumento de Avaliação Externa das Instituições de Educação Superior.

O Consultor Jurídico da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior e do SEMESP, José Roberto Covac, participará das discussões sobre a Portaria Normativa Nº40/ e-MEC, das 14 às 17h30. Na oportunidade, Covac abordará os Reflexos legais e administrativos nos processos autorizativos; competências; prazos processuais; vedação de cobrança do registro de diploma; divulgação das matrizes curriculares e do edital do processo seletivo; recurso à CTAA; tramitação do processo no CNE; implantação de cursos e credenciamento para educação a distância: aditamento.
No dia 16 de abril, quarta-feira, das 9 às 9h30, o diretor executivo do SEMESP, Rodrigo Capelato, falará sobre Conjuntura Econômica, com apresentação e análise dos dados do setor.
Em seguida, das 9h30 às 13 horas, a palestra Pesquisa de Mercado estará a cargo da presidente e diretora técnica da CDN Estudos & Pesquisa, Cristina Panella. Sobre esse assunto, a palestrante abordará itens como Aportes da pesquisa para o posicionamento estratégico, monitoramento e avaliação de resultados tangíveis e intangíveis em educação; as necessidades da área de educação e as diferentes abordagens para diferentes problemas; metodologia e técnicas – alcances e limites.
Das 14 às 17h30 haverá a palestra Marketing Educacional, apresentada por Rafael Villas Boas, consultor associado da Hoper Educacional, responsável pelo atendimento da Educa Comunicação e editor do site The Campus Experience. Ele falará sobre a diferença entre Marketing para Instituições de Ensino e Marketing Educacional, posicionamentos e segmentação de mercado, inovação em posicionamento, aprofundamento em Internet Marketing e promoções e operações de Marketing e as 15 mega-tendências para o Marketing Educacional.
Encerrando o evento, o sócio-diretor da Educa Comunicação Educacional, Tório Barbosa, abordará Análise de Cases, publicidade, propaganda e eventos para Instituições de Ensino Superior Privadas.
Outras informações e inscrições pelo telefone (11) 6169-4425 ou pelo site www.semesp.org.br