As mudanças previstas pelas Leis de Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s), que substituíram os Currículos Mínimos anteriormente exigidos, foram objeto de palestra a cargo de Ana Cristina Canettieri, diretora da Consultoria de Ensino Superior (CADEC), numa iniciativa do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (SEMESP).
Reunidos no consistório da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), em Santos, reitores, pró-reitores, diretores e coordenadores dos cursos superiores de Santos e Região ouviram detalhes sobre as exigências das DCN’s, com a troca de experiências e debates.
A palestra deu prosseguimento às Jornadas Regionais de esclarecimento iniciadas neste ano, e que entraram nesta quarta-feira em sua segunda fase, sobre a diretrizes curriculares. Na primeira fase, o enfoque foi sobre a função dos coordenadores e, na terceira e última, o tema será as responsabilidades e rotinas do secretário geral.
“Santos é o terceiro pólo educacional do Estado de São Paulo, só atrás de São Paulo e Campinas. A região tem um papel pioneiro de seriedade, qualidade de ensino e de prestação de serviços à comunidade”, afirmou a doutora Lúcia Maria Teixeira Furlani, primeira vice-presidente e delegada regional do Semesp, além de presidente da UNISANTA.
A busca de um aprimoramento da gestão educacional e da avaliação da qualidade da educação foram enfatizadas por Lúcia, pela Reitora da UNISANTA, Sílvia Teixeira Penteado e pela Reitora da Unimonte, Maria Otília P. Lanza. Uma das inúmeras mudanças preconizadas pelas DCN’s foi direcionar explicitamente o foco da aprendizagem para o aluno e não mais para o professor. Lúcia Teixeira Furlani observou que, ao zelar pela aprendizagem do aluno, esse foco acaba se voltando também ao corpo docente. Para que o aluno aprenda, o professor também tem que estar continuamente aprendendo, pois tem que se atualizar, rever-se constantemente, afirmou Lúcia.
O assessor econômico do Semesp, Rodrigo Capelato, mencionou a importância da assessoria e de sistematização das informações que o órgão está levando às mantenedoras, indo ao encontro das instituições regionais de Santos, Campinas, Araçatuba, Sorocaba e São José dos Campos. Esse trabalho fortalece a evolução e a qualidade do setor particular de ensino superior, com benefícios à população.

Estágios e atividades complementares

Ana Cristina Canettieri detalhou questões como o estágio supervisionado e as atividades complementares definidas pelas DCN’s. Entre essas atividades complementares do aluno, reconhecidas pela legislação, estão a pesquisa, a iniciação científica, a extensão, as monografias, monitorias, eventos técnico-científicos e culturais, grupos de estudo, viagem de estudo, visita técnica, artigo publicado, atividades de representação (exercício político), estágio extracurricular e atividades livres (trabalho voluntário, leitura de clássicos).
Entre outras determinações, as DCN’s estimulam uma forte articulação entre teoria e prática no ensino, a avaliação permanente das instituições, a liberdade de aprender, a co-responsabilidade do aluno na sua formação e uma sólida formação básica, além das disciplinas profissionalizantes.
Estavam presentes à Jornada Regional pró-reitores e coordenadores da UNISANTA, Unimonte, Unimes, Unilus, Unaerp, Associação Educacional Adélia Camargo Correa, Faculdade do Litoral Sul-Paulista, Fortec – Assessoria e Treinamento e Colégio Integração.