Tudo é possível, essa afirmação é a proposta do livro infantil escrito por Lúcia Maria Teixeira Furlani. Já em sua segunda edição, o livro conta a história de um menino que viaja para um mundo de mágica e aventura, encontrando-se com homens pré-históricos, índios, piratas, escravos e vultos históricos da região (Baixada Santista).
O livro ganha vida quando apresentado por contadoras de histórias, os personagens pululam o imaginário, tanto infantil, quanto adulto. Piratas saltam das páginas para o mundo real, invadindo os domínios da razão.
“Por um instante virei criança”, diz a professora de ensino primário Jeovania Chiacchio da Silva, que trouxe sua filha para assistir a uma das apresentações do livro, no dia 5/01, no Shopping.
O livro é para crianças, mas o tema é profundo. Será que tudo é possível? Pergunta a autora para as crianças no final da apresentação. E em uníssono elas respondem com um grande “SIM, tudo é possível”.
Para Luis Felipe Correia de Almeida, 7, a história do livro fez com que ele pense em “desenvolver mais a sua criatividade”. Já Naira Chiacchio Bernardino, 12, aprendeu que “o importante é acreditar que tudo é possível, jamais duvidar de um sonho”.
Os pais olham além da gávea, lugar no alto das embarcações, onde os marujos avistavam a terra e de lá gritavam para o comandante: “Terra à vista”.
Segundo Andréa Passos Leiros, “a apresentação através das contadoras, que mistura teatro/interpretação, traz estímulo à leitura e desenvolve o potencial criativo dos meus filhos”.
Uma das contadoras, Cristiane Domingues dos Santos, diz que “além do resgate de uma prática de contar histórias, até pouco tempo atrás muito exercitada pelos pais, faz com que esta iniciativa positiva incentive a leitura”.
“Fizemos várias atividades o ano todo, incentivando esse mundo de fantasia, da imaginação, de modo com que as crianças interajam com o livro e com os personagens da nossa história”, diz a autora da obra, Lucia Furlani.
Este ano Tudo é Possível será transformado em peça de teatro, e para o ano que vem (2009) a autora planeja fazer um desenho animado.
Sendo uma boa história, “Tudo é Possível, Incrível Viagem no Tempo”, onde o sonho está intrinsecamente ligado ao realizável, sugere uma busca incessante pelo belo e mágico imaginário.
Os próximos eventos deste mês serão realizados no dia 10 de janeiro, na Riviera de São Lourenço (Bertioga), Espaço Veja São Paulo, das 15 às 16h30, e no dia 12 de janeiro na Livraria Siciliano e na Praça da Alimentação do Shopping Praiamar, das 17 às 19h20.