prolerA valorização social da leitura e da escrita é o foco das atividades realizadas há 20 anos pelo Programa Nacional de Incentivo à Leitura – núcleo Baixada Santista, sediado na Universidade Santa Cecília (Proler – BS/Unisanta).

Para ampliar a discussão desta temática, será realizado, nos dias 30 e 31 de outubro, o Encontro Anual do Proler. O evento é organizado pela coordenação do Proler Baixada Santista, Casa da Leitura, Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e Ministério da Educação e Cultura. Paralelamente ao encontro, será realizado o Seminário de Escritores da Baixada Santista. A novidade para este ano de comemorações é o Seminário de Escritores da Baixada Santista. Um dos convidados do Encontro é o escritor Pedro Bandeira, autor de literatura juvenil que mais vende no Brasil.

Programação – No dia 30, após a abertura, às 9 horas, e declarações das autoridades presentes, haverá a entrega do Troféu Proler aos melhores grupos de incentivo à leitura e Escreler, destinado a alunos de Educação de Jovens e Adultos. O encontro será no Auditório do Bloco E da Universidade, Rua Cesário Mota, nº 8, em Santos.

Às 13h30, haverá mesa-redonda sobre o tema “Espaços de Leitura” . Participam: Cibele Fernandes de Oliveira – Bibliotecária da UNISANTA; Profª Lourdes Alencar dos Santos Oliveira – Responsável pela Sala de Leitura da EE Jardim Vicente de Carvalho- DRE Santos; Profª Márcia Guedes de Amorim – Representante da Secult Guarujá e Maria Cristina Zinezi, Bibliotecária da Seduc Santos. O coordenador será o Prof. João Mário Santana.

A palestra e lançamento do Livro: “A Droga da Amizade”, de Pedro Bandeira, serão realizados às 15h. A mediadora será a Profª . Regina Lúcia Rodrigues – Seduc Guarujá – Representante da DRE de São Vicente.

Pedro Bandeira nasceu em Santos, em 1942. Trabalhou em teatro profissional como ator, diretor e cenógrafo. Foi redator, editor e ator de comerciais de televisão. Em 1983, tornou-se exclusivamente escritor. Sua obra, direcionada a crianças e jovens, tem ganhado diversos prêmios, como o Jabuti, APCA, Adolfo Aizen e o da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Já vendeu mais de 20 milhões de exemplares de seus livros. Agora, dando continuidade à série Os Karas, apresenta o livro “A Droga da Amizade”, lançado na última Bienal de SP.

Já no dia 31, às 8h30, tem início o Seminário de Escritores da Baixada Santista, com a mesa-redonda “Escrever: uma arte e um desafio nos dias de hoje” – por Eduardo Velozo Fuccia; Juvenal Borges; Vinicius Batista; Viviane Pereira e Viviane Veiga Távora. Mediador: Sérgio Willians.

Encerrando o evento, às 10h, será ministrada a palestra “Multiletramento digital: OED`S (objetos educacionais digitais) e a promoção de agentes culturais”, a cargo de Guilhermina Jardim – Graduada em Letras; pós-graduada em Leitura e Produção Textual e Gestão de Projetos Educacionais. Coordenadora Nacional Pedagógica Especialista da Editora SM. A mediação será de Sandra Valeriano – Representante da DRE de Santos.

Sobre o Proler – Vinculado à Fundação Biblioteca Nacional e ao MINC – Ministério da Cultura, o Proler está presente em todo o país desde 1992. Através de seus Comitês, organizados em cidades brasileiras, vem se firmando como presença política atuante, comprometida com a democratização do acesso à leitura.

Outras informações: www.unisanta.br/proler/ ou proler@unisanta.br