O docente e ex-aluno de Engenharia Civil da Universidade Santa Cecília, Iberê Martins da Silva, participará de uma live aberta ao público na próxima quarta-feira (03). Com o tema: “Visão geral da nova norma de projeto de pontes de concreto prevista para 2021”, a transmissão será às 19h30 através das plataformas Zoom e Youtube. Para participar, basta se inscrever pelo site do Instituto Brasileiro de Educação Continuada (INBEC), que organiza o evento.

A reunião também terá outro palestrante, o professor Roberto Chust Carvalho, que é professor da Universidade Federal de São Carlos e coordenador do curso de pós-graduação em estruturas de concreto e fundações do INBEC.

Iberê Martins foi convidado para o evento por participar da comissão ABNT/CEE-231 que está trabalhando na revisão da norma de projeto de pontes de concreto. Essa norma não era revisada desde 2003, por isso, em meados de 2016, foi montada essa comissão (Comissão de Estudo Especial de Pontes de Concreto Simples, Armado e Protendido) que é coordenada pelo engenheiro Júlio Timerman e que tem como secretário o professor e ex-aluno da Unisanta.

Iberê conta que, para se publicar a revisão da norma de projeto de pontes de concreto, é preciso que esta seja aprovada em uma consulta nacional. Na primeira consulta, que aconteceu entre o fim de novembro de 2020 e o início de janeiro deste ano, três tópicos do projeto de revisão não foram unânimes. Por isso, uma 2º Consulta Nacional deve ocorrer em breve e, se não houver nenhum voto de reprovação, a revisão será publicada.

O docente de Engenharia Civil também destacou o trabalho árduo (e não remunerado), que uma revisão deste porte e importância representa. A elaboração da atualização de norma, de 72 páginas (ante 11 da norma vigente, de 2003), aconteceu durante cinco anos, com 38 reuniões envolvendo 92 participantes e 55 entidades representadas.

Sobre a live da quarta-feira (3), intitulada: “Visão geral da nova norma de projeto de pontes de concreto prevista para 2021”, Iberê ressalta que o público-alvo são os engenheiros civis, mas o público em geral está convidado a assistir. O ex-aluno da Unisanta ainda contou que fez um roteiro de apresentação, dividindo a transmissão em uma primeira parte, em que será feita uma introdução sobre o assunto, discorrendo-se sobre o processo de produção de uma norma, entre outros tópicos, e uma segunda parte que será aberta para a participação dos espectadores, com perguntas e observações.

Iberê Martins Silva é Mestre em Engenharia de Estruturas pela Escola Politécnica da USP em 2003, sob a orientação do Prof. Dr. Hideki Ishitani, Graduado em Engenharia Civil em 1999 pela Universidade Santa Cecília. Atuou como engenheiro calculista e coordenador de projetos na Outec Engenharia entre 2003 e 2008. Atualmente coordena o Departamento de Estruturas da Engecorps Engenharia em Barueri/SP. Leciona no curso de Engenharia Civil da Universidade Santa Cecília há 21 anos, onde é responsável pela disciplina de Pontes e Grandes Estruturas. Atua como secretário da CEE-231 na revisão da norma ABNT NBR 7187.

Roberto Chust Carvalho é Doutor e Mestre em Engenharia de Estruturas pela Universidade de São Paulo – USP. Graduação em Engenharia Civil – UFRJ. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Engenharia Civil com ênfase em Estruturas de Concreto, atuando principalmente nos seguintes temas: Concreto Armado e Protendido, Estruturas Pré-Moldadas, Projeto e Análise de Estruturas, Pontes Lajes Alveolares Protendidas. Autor de dois livros Cálculo e Detalhamento de Estruturas Usuais de Concreto Armado volumes 1 e 2.