As inscrições estão abertas para os mestrados de Auditoria Ambiental, Direito da Saúde, Ecologia e de Engenharia Mecânica, para aulas em 2017. O de Auditoria Ambiental tem convênio com a regional do Ciesp.

A autorização do novo Mestrado Profissional da Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Auditoria Ambiental, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC), repercutiu no jornal A Tribuna, que abordou a notícia em uma matéria de meia página da edição desta sexta-feira, 16/12.

A matéria, publicada na página E-2 do Caderno Indústria, destaca que o curso visa qualificar trabalhadores e ampliar o campo de pesquisas técnicas de gestão ambiental nas empresas do Polo Petroquímico de Cubatão. O curso, relacionado à área de Biodiversidade, estruturado com uma área de concentração (Auditoria Ambiental: conservação e gestão) e quatro linhas de atuação científico-tecnológica.

O diretor titular da regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) em Cubatão, Valdir José Caobianco declarou apoio a iniciativa da Unisanta de oferecer o Mestrado “para que se ampliem as pesquisas técnicas de gestão ambiental nos processos de produção, armazenamento e transporte de substâncias realizadas pelas empresas do Polo Petroquímico de Cubatão.”

Na matéria, o coordenador do Mestrado em Auditoria Ambiental, Roberto Borges, explicou que a universidade apresentou a proposta do curso para elaboração de convênio com a regional do Ciesp em Cubatão para capacitação de profissionais. Segundo Roberto, a grande demanda de profissionais que trabalham em empresas de consultoria ambiental foi um dos fatores que contribuíram para a aprovação do curso.

A notícia apresenta declarações do diretor de Stricto Sensu da Unisanta Marcos Tadeu Tavares Pacheco, que ressaltou o rigor da Capea em comparação com anos anteriores, já que apenas 10% dos programas submetidos foram aprovados. “Desta maneira é com grande orgulho que a Unisanta recebe aprovação de sua proposta de Mestrado em Auditoria Ambiental com diversas citações altamente positivas nos itens avaliados pela Comissão de Avaliação da Capes.”

Além disso, o texto cita a reitora da Unisanta, Sílvia Teixeira Penteado, que ressaltou o trabalho dos educadores envolvidos na conquista do curso, afirmando que esse trabalho representa a busca da melhoria da qualidade de vida da Região e do País.