A Universidade Santa Cecília (Unisanta) realizou, nesta quinta (26/03), a primeira Banca Final de Dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Auditoria Ambiental, totalmente on-line. A atividade foi adaptada de acordo com as medidas restritivas de isolamento social recomendadas por autoridades e órgãos de saúde para conter a pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

Na oportunidade, o aluno Mike de Souza Moreira apresentou o trabalho intitulado “Efeitos biológicos adversos nos organismos Poecilia vivípara e Daphnia similis após a exposição ao efluente doméstico tratado”.

O trabalho traz uma importante análise da qualidade dos efluentes em estação de tratamento de esgotos de Bertioga, indicando aspectos positivos e destacando aspectos que podem ser melhorados, visando à preservação da biodiversidade na bacia do Rio Itapanhaú.

“A banca foi realizada de forma totalmente virtual, empregando o aplicativo Skype, com a participação de quatro pesquisadores situados nas cidades de São Paulo, Santos e Rio Grande (RS), além do próprio aluno. Nenhum dos participantes estava na universidade, respeitando o isolamento social recomendado pelos órgãos de saúde pública”, explica o coordenador do curso, Prof. Dr. Roberto Pereira Borges.

Ainda de acordo com o coordenador, a apresentação é uma opção válida nos casos em que fica difícil o deslocamento dos envolvidos até a universidade. “Flui bem, funciona perfeitamente, reduz custos de deslocamento e permite a participação de pesquisadores de qualquer parte do mundo, facilitando a elevação do nível das bancas”.

O trabalho foi aprovado e já possui um relatório técnico protocolado na Cetesb. Posteriormente, Mike irá elaborar um artigo científico sobre o tema.

Participaram da banca os pesquisadores: Prof. Dr. Bruno Lopes da Silva Ferrete, orientador e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Auditoria Ambiental; Profa. Dra. Olívia Camilo Menossi, coorientadora e pós-doutoranda da Universidade Federal do Rio Grande – FURG (RS); Profa. Dra. Luciane Alves Maranho, membro externo e docente da UNAERP Guarujá; e Prof. Dr. Fábio Hermes Pusceddu, pesquisador do Laboratório de Ecotoxicologia da Unisanta e do Programa de Pós-Graduação em Auditoria Ambiental.

Próxima banca – No dia 27/03, às 17 horas, haverá outra Banca Final de Dissertação apresentada de forma on-line, desta vez do Mestrado em Direito da Saúde. A discente Thaisy Correia Guerra Delgado apresentará o trabalho: “Políticas Públicas de Nutrição, Características Epidemiológicas e Desfecho Clínico de Pacientes Internados em um Hospital de Atendimento do SUS – Guarujá – 2019”, pela plataforma Zoom.

A banca será composta pelos professores doutores Marcos Caseiro, Rosa Maria Ferreiro Pinto e Arnaldo Eltzel.