Os alunos de Licenciatura em Matemática da Universidade Santa Cecília (Unisanta) apresentaram desempenho acima da média nacional no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2008, aplicado pelo Ministério da Educação. Os resultados foram divulgados em setembro deste ano pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

De acordo com o Inep, o curso da Unisanta foi o único da Baixada Santista que recebeu Conceito 4, numa escala de 1 a 5.
Com a média de 63,3 pontos, Valter Pequeno, que em 2008 estava no último ano do curso, obteve desempenho bem superior ao dos alunos concluintes de outras instituições do país. A média nacional foi de 34 pontos. No estado de São Paulo, a média ficou em 36,2 pontos e na Baixada Santista, 36,3 pontos.

Revelação – Outro aluno da Unisanta, Jackson Lima de Mendonça, que prestou o exame como ingressante, por estar cursando o 1º ano do curso em 2008, conquistou a média de 47,6 pontos, fato que o colocou entre os 25% melhores desempenhos do Brasil, alcançados por alunos concluintes.

Outro indicador do nível de conhecimento dos alunos de Licenciatura em Matemática da Unisanta é observado ao se comparar a média nacional, 34 pontos, com a menor média obtida pelos alunos da Unisanta, que foi de 37 pontos.
Para o coordenador do Curso, prof. dr. Marcos Antonio de Jesus, os excelentes resultados refletem o comprometimento da Instituição, de professores e dos próprios alunos com a carreira profissional. “O curso possibilita a auto-avaliação por meio de exames que também preparam os alunos para concursos na área”.

Segundo o coordenador, o curso tem alto índice de empregabilidade. “Quando concluem a faculdade, os alunos já estão todos inseridos no mercado de trabalho. Muitos, inclusive, aprimoram a formação realizando mestrado e doutorado”, concluiu.

Sobre o Enade – Como um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, o Enade tem por objetivo acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.