O livro Tudo é Possível – Incrível Viagem no Tempo, da escritora e educadora Lúcia Maria Teixeira Furlani foi adotado como ferramenta de aprendizagem pela Secretaria de Educação de São Vicente e será utilizado em breve pelas escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da cidade. Nesta terça-feira, dia 25/9, Lúcia participou de encontro com educadores de São Vicente para apresentar o livro e seu projeto pedagógico, na Câmara Municipal.
“Ficamos muito felizes em poder participar desta maravilhosa proposta de incentivo à leitura. O livro une o prazer de ler ao conhecimento. A paixão pela nossa região mostrada no livro é fantástica”, afirmou a secretária adjunta de Educação de São Vicente, profª. Vera Teresa Deveza Vaz.
“O livro se revelou um grande recurso de aprendizado e um importante reforço pedagógico. É um projeto multidisciplinar que abrange o conhecimento de forma integrada e divertida, além de passar mensagens positivas às crianças. A leitura pode ser muito prazerosa e só depende de iniciação”, disse Lúcia.
O encontro reuniu dirigentes de ensino, diretores, coordenadores e professores de escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Também estiveram presentes a coordenadora do Programa Nacional de Incentivo à Leitura – Núcleo Baixada Santista / UNISANTA, profª. Conceição Dante e a presidente da Associação Metropolitana de Mulheres Eleitoras (AMME), Bluma Antunes. A professora Ana Maria Pereira participou da apresentação do projeto pedagógico. Todos os educadores ganharam o livro Tudo é Possível e seu projeto pedagógico.
“A possibilidade de trabalhar com os alunos pequenos foi o que mais me encantou no livro. As crianças poderão conhecer a história com muita magia e diversão”, destacou a Profª. Regina Travassos, diretora da Educação Infantil de São Vicente.

Sobre a obra – Na história, o menino Lucas mergulha num mundo de sonhos, que mistura realidade e ficção. Ele interage com homens pré-históricos, índios, piratas, escravos e vultos históricos. Em incríveis aventuras, defende os mais fracos e conhece a região do litoral paulista, de Peruíbe a Bertioga.
Com ilustrações de Bill Silva e Leandro Rodrigues, o livro inclui um mapa do tesouro e uma seção, em verbetes, chamada Saiba Mais – curiosidades para crianças e gente grande também, com informações sobre os personagens históricos e sobre os lugares em que acontecem as aventuras de Lucas.
A autora inspirou-se em seu filho Lucas e nas histórias que conta para ele toda noite. Escritora premiada, Lúcia estréia na literatura infanto-juvenil com essa obra, sucesso de público e crítica, para crianças e jovens. Nela, coloca sua experiência como Doutora e Mestre em Psicologia da Educação, Psicóloga e Educadora. É presidente da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), em Santos, e do Santos e Região Convention & Visitors Bureau. Da Editora UNISANTA, o livro está em sua 2ª edição, tem 48 páginas e custa R$ 24,90 (preço sugerido).

Projeto Pedagógico – A autora insere naturalmente noções de Geografia, História, Ciências, Ecologia, Meio Ambiente, Arte e Ética. O Projeto Pedagógico e de Apoio ao professor tem a proposta de fazer com que a leitura se desdobre em diversas e interessantes atividades interdisciplinares, de forma dinâmica e prazerosa, tanto para os professores como para os alunos.
Sugerindo desde aulas-passeio aos pontos turísticos, tipos possíveis de leitura, pesquisas, dramatizações, atividades artísticas, produção textual e brincadeiras.
O nome do projeto é Nossa História, Nossa Gente; tem como Temas Transversais (complementares) Meio Ambiente e Cidadania. Há um destaque especial para releitura das obras de Benedicto Calixto e pesquisas sobre José Bonifácio, “um homem de muita sabedoria”.
As propostas de atividades inseridas no Projeto Pedagógico procuram fazer o leitor, a criança e o jovem analisar e entender as opções escolhidas, “tanto na realidade, como na ficção, de forma a ajudá-los a se transformar em alguém capaz de também fazer suas próprias opções”, afirma a escritora.
Contato com a autora pelo e-mail: lucia@unisanta.br ou pelo telefone (13) 3202-7100, ramais 121 ou 122.