A equipe do Laboratório de Fisiologia do Exercício (LAFES) da Faculdade de Educação Física e Esporte da Universidade Santa Cecília (Fefesp-Unisanta) participou de congresso realizado pela Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. O evento ocorreu de 26 a 28/5, no Transamérica Expo Center. O congresso é um dos maiores encontros mundiais da especialidade e ocupa lugar de destaque no cenário cardiológico brasileiro e mundial, tanto pelo número de participantes quanto pela qualidade da temática científica apresentada.

O evento teve como tema central A Cardiologia Atual e Futura, contemplando o que há de mais novo no momento e as perspectivas futuras. A Unisanta apresentou três trabalhos desenvolvidos pelos ex-alunos Carlos Eduardo Lisboa de Araújo, Jefferson Cabral e Peter Souza Soler.

Associação entre o nível de aptidão cardiorrespiratória e frequência cardíaca de recuperação em pacientes com doença arterial coronariana: efeito do treinamento físico aeróbio foi o tema abordado por Jeferson Cabral.  Peter Souza Soler abordou os Efeito de quatro meses de treinamento físico aeróbio sobre a qualidade do sono e sonolência excessiva diurna de pacientes infartados, enquanto Carlos Eduardo Lisboa de Araújo destacou o tema Perda de peso corporal e aumento da capacidade funcional sobre os fatores de risco e alterações respiratórias do sono de pacientes com síndrome metabólica.

De acordo com o coordenador do LAFES, Prof. Dr, Alexandre Galvão da Silva, “no 2º semestre, o Laboratório de Fisiologia dará o início à execução de projetos em nível de mestrado, na área de Ecologia e Biodiversidade, com temas relacionados à poluição atmosférica, poluição ambiental no litoral da Baixada Santista e à influência no organismo humano.

O Lafes desenvolve curso de Pós-Graduação voltado para a Especialização em Exercício Físico e Desempenho Humano para Doenças Crônicas e Degenerativas. Informações: http://www.unisanta.br/Posgraduacao/Curso/1309.

Reuniões – Às quintas-feiras, das 11h às 12h, são realizadas reuniões abertas aos alunos da Unisanta, onde são discutidos temas relacionados às áreas de atuação da Educação Física e também cursos de extensão acadêmica gratuitos, destinados a alunos e ex-alunos da Universidade, mediante doações de alimentos não perecíveis.

) participou de congresso realizado pela Sociedade de Cardiologia da Universidade de São Paulo. O evento ocorreu de 26 a 28/5, no Transamérica Expo Center. O congresso é um dos maiores encontros mundiais da especialidade e ocupa lugar de destaque no cenário cardiológico brasileiro e mundial, tanto pelo número de participantes quanto pela qualidade