Os Paradigmas da Educação no Século XXI. Este é o tema da IV Jornada de Educação da Faculdade de Pedagogia da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) que começa nesta segunda, 28. O evento será realizado até o dia 30, no período da manhã e da noite, no Anfiteatro do Bloco E, na Rua Cesário Mota, 8.

Programação – Na segunda-feira, 28, o professor e diretor da Faculdade de Pedagogia, dr. Fabio Gordano, fará a abertura, às 8h. Logo depois serão realizadas três palestras com os temas: Dislexia, com a neuropsicóloga clínica, drª Christine Valentine, às 8h10; Bullying entre os estudantes, com a psicóloga e coordenadora psicoeducacional do Instituto Mais DhaFE, drª Paula Elias Campos, às 9h; Projeto Rondon: educação, trabalho e cidadania, com o biólogo e coordenador setorial do Alfabetização Solidária, João Alberto Paschoa dos Santos e a socióloga e ludotecária Camila Aparecida, às 9h30.

A professora drª Silvia Ângela Teixeira Penteado realiza a abertura oficial do evento, às 19h30. Em seguida, haverá três palestras: A abordagem construtivista, com a psicóloga e mantenedora da Escola do Boqueirão, drª Silvia Spessoto Moura, às 19h40; Projeto Rondon: educação, trabalho e cidadania, com o biólogo e coordenador setorial do Alfabetização Solidária, João Alberto Paschoa dos Santos e a socióloga e ludotecária Camila Aparecida, às 20h30; Material Montessoriano, com a pedagoga e psicopedagoga, Maricleide Ferreira, às 21h15.

Na terça-feira, 29, a professora e arte educadora Erica Vecchia fala sobre o Projeto arte-educação – Escola Municipal da Estância Balneária de Itanhaém. Em seguida, acontecerá a palestra com o tema Educação Especial Inclusiva, com a pedagoga e professora Denise Rossman Dominiske, às 9h30.
No período da noite, haverá duas palestras com os temas: Educação como agente transformador, com o advogado e assessor da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, dr. Paulo Alexandre Barbosa, às 19h30; Fonoaudiologia e Educação, com a fonoaudióloga e mestre em Distúrbios da Comunicação, Ms. Maria Teresa Fructuoso.

No ultimo dia, 30, serão debatidos os temas: A escola de educação especial da APAE de Santos, com a diretora da APAE, Regina Célia Gomes Reis, às 8h; Projeto Rondon: educação, trabalho e cidadania, com o biólogo e coordenador setorial do Alfabetização Solidária, João Alberto Paschoa dos Santos, e a socióloga e ludotecária, Camila Aparecida, às 9h.

No período da noite, haverá o relato da Escola Mais DhaFE: em busca da inclusão, com a psicóloga e psicopedagoga, drª Zilda Saibro Silva, e a psicóloga drª Paula Elias Campos. Em seguida, a psicóloga drª Silvana Galvanie e a pedagoga e professora Selly Storino encerram o evento com o Projeto Sócio Cultural Mantiqueira – AFC – COSIPA.