Formação de leitores para interação cultural e inclusão social será o tema da 8ª edição do Encontro Anual do Proler/BS/UNISANTA (Programa Nacional de Incentivo à Leitura/Núcleo Baixada Santista/Universidade Santa Cecília), que será realizado dias 29 e 30 de setembro, no Auditório do Bloco E do Campus, na Rua Cesário Mota, 8.

Os interessados em participar devem se inscrever pelo e-mail proler@unisanta.br ou pelos telefones 3202-7100, ramal 128, das 8h30 às 13 horas; 3202-7139 e 3202-7140, nos períodos da manhã, tarde e noite.

Entre as autoridades que estarão presentes no evento estão a Reitora da UNISANTA, profa. dra. Sílvia Teixeira Penteado; a diretora-presidente, profa. dra. Lúcia Teixeira Furlani; além de Dirigentes Regionais de Ensino de Santos e São Vicente, e Secretários de Educação da Baixada Santista.

Programação – O Encontro tem início dia 29, às 8h30, com a palestra A literatura como processo de inclusão, a cargo da escritora e professora de Literatura Infantil da USP, Lúcia Pimentel Góes. A escritora será a mediadora da mesa redonda com o mesmo tema, às 10h30. Participarão do debate a profª. Ecleide Furlaneto, formada em Letras e Pedagogia; Flávio Calazans, doutor pela ECA-USP e docente pela UNESP e Marciano Vasques, autor dos livros Assembléia das palavras e Contos, poemas e churros. Às 14h, haverá o workshop A música como processo de inclusão na educação, com o palestrante prof. Moacyr Carlos Junior, licenciado em Educação Musical e Artística, e às 14h30 será realizada a palestra Leitura: foco privilegiado de políticas públicas em Educação, a cargo profa. dra. Leila Rentroia Tanone.

Dia 30, às 8h30, haverá apresentação dos projetos de Leitura da Baixada Santista: Mexa-se por meio da leitura (Escola Municipal Maria dos R. C. Milan, de Praia Grande), Convivendo e aprendendo com a leitura (Escola Municipal de Ensino Infantil Bahia, de Cubatão), Leitura ao alcance de todos (Escola Estadual Azevedo Júnior, de Santos), Biblioteca ao alcance de todos (Escola Usina Henry Borden, de Cubatão), A leitura nos leva longe (Escola Municipal de Ensino Fundamental João Ramalho, de Cubatão), História do Livro (Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Mário Covas Júnior, de São Vicente) e Ler, viver e descobrir (Escola Municipal de Ensino Fundamental Martins Fontes, de Santos).

E ainda: Da poesia à cidadania (Escola Estadual Ruy Ribeiro Couto, de Santos), Espaço para Ler (Pró-Viver Obras Sociais e Educacionais), Concurso de Leitura (Secretaria de Educação de Itanhaém), Produção do Livro Eletrônico (Escola Municipal Governador Franco Montoro, de Praia Grande), Descobrindo Sentimentos (Escola Municipal Dorivaldo Francisco Lória, de Praia Grande) e Incentivo à Leitura (Escola Municipal Nilton de Almeida Castro, de Praia Grande).

As apresentações continuam com Pluft, plaft, buum (Escola Municipal José Crego Painceira, de Praia Grande ); O livro de hoje é… (Escola Estadual Domingos Soares de Oliveira, de São Vicente); Projeto Leitura (Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa, de Cubatão); Amar ler (Escola Municipal de Ensino Fundamental Lourdes Ortiz, de Santos); Biblioteca Ativa (Secretaria de Educação de Mongaguá); Brincando com a leitura (Ong Mamulengá, de Guarujá); Conhecendo contos (Escola Estadual Luiz D’Aurea, de São Vicente); Ler, interagir e agir (Escola Estadual Lions Clube Centro, de São Vicente) e Amigos da leitura (Escola Municipal Angelina Daige, de Guarujá).

Eduardo Ricci, coordenador do Cineclube Lanterna Mágica da UNISANTA será o responsável pelas apresentações.

O encerramento do evento será às 14 horas. Também participarão do encerramento a reitora da UNISANTA, profª dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado; a diretora-presidente da UNISANTA, profª dra. Lúcia Maria Teixeira Furlani, além da presença de dirigentes regionais de Ensino da região de Santos e São Vicente, Secretários de Educação da Baixada Santista e demais autoridades.
Às 17h, será a entrega do Troféu Proler.

História – O Programa Nacional de Incentivo à Leitura tem coordenação da UNISANTA, Casa da Leitura, Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e Ministério da Educação e Cultura. Foi institucionalizado em 13 de maio de 1992, pelo decreto 519 de 14/5/92. O primeiro núcleo foi criado na Bahia, seguindo-se com a realização de seminários em Goiás e Acre.

No Estado de São Paulo, o primeiro núcleo foi instituído em Santos, em junho de 94, por iniciativa da reitora da UNISANTA, Sílvia Teixeira Penteado, sendo chamado de módulo zero. A característica básica do Proler é repensar as teorias e práticas de leitura, visando a capacitação do ser humano, ampliação de dinamização de acervos, manutenção de redes de formação sobre leitura e uso da tecnologia multimídia e avaliação paralela permanente.