A primeira Universidade do País a inserir a disciplina de Surf na grade curricular, a Faculdade de Educação Física e Esporte da Universidade Santa Cecília (Fefesp) inova mais uma vez e amplia a aula para categoria stand up paddle (surfe com remo).

Na manhã de terça-feira, 28/4, os alunos caíram no mar e praticaram as técnicas aprendidas em sala de aula e na piscina. “É o momento do esporte, cada vez mais pessoas procuram aprender essa atividade que não se restringe ao mar, pois pode ser praticada em rio e em piscina. Um exemplo é a raia olímpica da Universidade de São Paulo – USP, onde o stand-up é muito praticado na Capital”, disse Irapajy Caetano, professor da disciplina de Surf na Fefesp.

Segundo Caetano, é importante passar aos alunos e futuros professores do esporte como perceber os sinais do tempo no local da prática da atividade. “Os conceitos sobre meio ambiente, oceanografia, tábua das marés, posição dos ventos e meteorologia também fazem parte dos ensinamos do esporte. Saber detectar esses conceitos no ambiente garante a segurança dos praticantes do esporte”, explica o professor.

Outros ensinamentos da disciplina variam entre vários tipos de subida na prancha até a compra de um bom equipamento, cujo investimento pode chegar até R$ 3.500,00.

História – A primeira ideia de surf no Brasil aconteceu na Cidade de Santos e a primeira onda surfada foi com o auxílio de um remo. Em 1937, quando o pai de Osmar Gonçalves trouxe para o Brasil uma edição da revista Popular Mechanics, que mostrava a planta de uma prancha, Osmar se encantou e, junto com a ajuda de João Roberto e Júlio Putz, construiu com as próprias mãos a primeira prancha feita no Brasil. O primeiro surfista do Brasil caiu no mar em 1938, na praia do canal 3, com uma “pranchinha” de 3,90 metros e 80 quilos, com apenas 16 anos, e precisou da ajuda de um remo.

A prática do surf com o remo foi se perdendo com a influência que os surfistas brasileiros receberam das pranchas menores vindas do Havaí.

Até que, há 15 anos atrás nos EUA, um outro grupo liderado por Laird Hamilton voltou a praticar o surf com pranchões de quatro metros com o auxílio do remo e a prática foi se proliferando por diversas partes do mundo até no Brasil.