No final da década de 90, o ex-aluno Michel Costa iniciou o curso de Ciências com Habilitação Plena em Matemática, na Universidade Santa Cecília – Unisanta. Um mês após, começou a lecionar na rede estadual, na condição de professor-aluno.
Após sua formação em 2000, Michel trabalhou como orientador de aprendizagem na Centro Estadual de Educação Supletiva Professor Doutor Archimedes José Bava, em Santos. Uma Unidade de Ensino Semi-presencial, onde os alunos estudam em casa, através de apostilas e retornam à unidade para tirar dúvidas e realizar provas.

Em 2001, Michel tornou-se Coordenador Pedagógico da Unidade, e, em seguida, foi convidado para trabalhar como técnico pedagógico, ministrando Orientações Técnico-Pedagógicas a professores de Matemática, na Diretoria de Ensino da Região de Santos.

Mas o sonho acadêmico de Michel não parou por aí. Em 2004, cursou Pedagogia. Na mesma época, realizou uma prova na Prefeitura Municipal de Bertioga, para o cargo de Diretor Efetivo, ficando com a 4ª colocação.

No ano de 2005, Michel preferiu deixar o cargo de direção e resolveu prestar uma outra prova, para ingressar como Coordenador Pedagógico na Prefeitura de Santos, ficando com o 1º lugar. Em 2008, Michel Costa começou a fazer mestrado em Educação Matemática pela Uniban – São Paulo.

Atualmente exerce o cargo de Diretor de escola na rede municipal pública de Cubatão e atua como professor titular da disciplina de Matemática na escola estadual João Octávio dos Santos, no município de Santos.Quando perguntado sobre a importância de uma formação acadêmica, Costa comenta que a sua formação inicial foi a base de toda a sua carreira profissional. “Na Unisanta tive excelentes professores, boa estrutura e disciplina que realmente foram úteis no cotidiano de trabalho, seja nas seleções e provas de concursos e um referencial de qualidade nas práticas educativas”.

Para finalizar, Michel Costa destaca a importância de alguns professores para a sua formação. “Gostaria de agradecer a Profª. Cristina Meyer, pela dedicação em todas as disciplinas ministradas, atualmente colega de trabalho na rede estadual. Ao Prof. Marcos Antonio de Jesus, pelos conhecimentos adquiridos em Geometria e problemas desafiadores e que me estimularam a cada vez gostar mais de geometria. À Profª. Oravla, pelo carinho, paciência e respeito às diferenças de cada aluno. E a Profª. Ivete Bernardo, pela aulas criativas e incentivo que sempre me fez buscar mais e acreditar no meu potencial”, diz.