Os dez anos de atividades do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler-BS/UNISANTA) serão comemorados com o Encontro Anual do Proler nessa quarta-feira, dia 29, e quinta-feira, dia 30, no auditório do Bloco E da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Rua Cesário Mota, 8. Além das palestras e lançamento de livro, será prestada uma homenagem pela Câmara Municipal de Santos ao Proler-BS/UNISANTA e aos escritores santistas Marisa Lajolo e Pedro Bandeira.

Na ocasião será debatido o tema: Proler: Construindo pontes entre a escola, a biblioteca e a sociedade por meio da leitura e da escrita.

Adair Rocha, doutor em Comunicação Social e professor da PUC-RJ e da UERJ, integrará a mesa de abertura, às 8h30, além da reitora e da diretora-presidente da UNISANTA, professoras doutoras Sílvia Teixeira Penteado e Lúcia Maria Teixeira Furlani, respectivamente. Também estarão presentes as dirigentes regionais de ensino e os secretários de Educação da Baixada Santista, entre outras autoridades.
Na oportunidade, haverá a entrega do Troféu Proler, lançamento do livro Os Melhores Programas de Incentivo à Leitura 2002/2003 e a premiação do Concurso de Histórias Infantis, em parceria com o Jornal Escola.

A programação segue às 13h30 com a apresentação de projetos de leitura da Baixada Santista, sob a coordenação da bibliotecária e pedagoga Maria Christina de Moraes Tavares, coordenadora do Proler/Ribeirão Preto. Maria Christina é especialista em bibliotecas públicas e escolares.

Na quinta-feira (30), às 8h30, a professora Lúcia Hiratsuka, autora e ilustradora de livros infantis, ministrará a palestra A leitura da imagem no livro para crianças. Já a professora Cecília Reggiani Lopes, editora de Literatura para crianças e jovens, e mestre em Ciências da Comunicação, abordará o tema Ler é mais importante que estudar. As palestras terão a coordenação de Carlos Andreoli, graduado em Artes Plásticas e Pedagogia e Mestre em Administração e Educação Ambiental.

Às 13h30, o escritor Pedro Bandeira, livre docente da Unicamp, falará sobre A História da Educação (ou a falta de) no Brasil. Em seguida, a escritora Marisa Lajolo, professora da Unicamp, ministrará a palestra Monteiro Lobato na Sala de Aula. A coordenação será de Lílian Maria Ghiuro Passareli, doutora em Língua Portuguesa. O encerramento do encontro será feito pela professora Conceição Dante, coordenadora do Proler-BS/UNISANTA.

Homenagem – Ainda na quinta-feira, às 17h30, a Câmara Municipal de Santos prestará homenagem aos escritores santistas Marisa Lajolo e Pedro Bandeira. O Proler-BS/UNISANTA também receberá homenagens pelos dez anos de Incentivo à Leitura na Baixada Santista.

Informações pelo telefone 3202-7100 ramal 128, das 8h30 às 13 horas, ou pelo e-mail proler@unisanta.br