Além de promover palestras e workshops, serão premiados durante o Encontro os melhores projetos de incentivo à leitura da Baixada Santista.

Com o tema: “Leia Arte e sua diversidade”, será realizado, nos dias 26 e 27/10, o XXIII Encontro Anual do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler-BS/Unisanta). O evento acontece no Auditório do Bloco E da Universidade Santa Cecília (Unisanta), com entrada pela Rua Cesário Mota, nº 8. A iniciativa é da Coordenação do Proler da Unisanta e do Ministério da Cultura.

A abertura será no dia 26, às 9 horas, com a presença da alta-direção da Unisanta e dos dirigentes de ensino de Santos e São Vicente, secretários de Educação e Cultura da Região, e da coordenadora do Proler/BS, Conceição Dante. Já às 10h30, serão conhecidos os vencedores do Troféu Proler e Escreler.

No período da tarde, às 14h, será realizada a mesa-redonda “Uma Estrela na Escuridão”, a cargo de Andor Stern, único brasileiro vivo do holocausto, passou por Auschwitz, o mais famoso campo de concentração da 2ª. Guerra Mundial, e do historiador santista, professor Gabriel Davi Pierin, autor do livro “Uma Estrela na Escuridão”, além de outras obras. O debate será mediado por Sandra Ap. Verrillo Valeriano.

Após o Coffee Break, às 16h, os professores Mônica Solange Rodrigues e Silva e Rafael da Silva e Silva ministram a palestra “Diálogo entre a palavra e a imagem: Histórias e Traços de Praia Grande/Mural da Educação”. A discussão será coordenada por Roberta Teixeira de Araújo Santos.

Graduada em História e Pedagogia, Mônica é especialista em arquivística, museologia e em Educação. Professora da Rede Municipal de Ensino de Praia Grande, atualmente é coordenadora do Centro da Memória da Educação de Cidade e autora de vários livros. Rafael é graduado em História e doutor em Educação. É professor do Ensino Fundamental na disciplina de História na Rede Municipal de Ensino de Praia Grande, pesquisador na área da História da Educação no Centro da Memória da Educação de Praia Grande. É também autor de diversos artigos e livros.

A programação do dia 27/10 começa às 9h com a palestra Para que serve a Escola?, a ser proferida pela profa. Edineia Pereira, supervisora de Ensino na Rede Estadual do Estado de São Paulo e coordenadora da Rede Municipal de São Paulo. Elaborou materiais bibliográficos para concursos na área da Educação do Cursão Claretiano, formadora do Programa Gestão Escolar e também de Melhor Gestão, Melhor Ensino, do Programa Educação – Compromisso de São Paulo. A profa. Sandra Ap. Verrillo Valeriano coordenará os trabalhos.

Já às 10h40, a tema do debate será Historiando a vida: Justiça Restaurativa – trocando as lentes com olhar da humanização, a cargo da profa dra. Selma Martinez Simões Rodrigues de Lara, Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP; Pós-graduada em Didática do Ensino Superior e Psicopedagogia; Professora Universitária; Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de nsino de Santos; Consultora técnico-pedagógica da OMEP (Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar). Selma atualmente contribui como Multiplicadora no Programa de Justiça Restaurativa da Seduc de Santos. O mediador da palestra será Rodrigo S. Estevam.

Finalizando o XXIII Encontro Anual do Programa Nacional de Incentivo à Leitura/Proler /BS/Unisanta, serão promovidos, às 14h30, cinco workshops, ministrados paralelamente. São eles:

Conservação e pequenos reparos em acervo de Biblioteca, pela restauradora de documentos Adélia Alcover e pela bibliotecária Angela Mª Monteiro Barbosa

Dislexia e Leitura, pela escritora Márcia Kennusar Gomes

A Importância do Brincar, pela professora Adriana Lima Cardoso

Brincando e auxiliando a alfabetização na Educação Física, pelo professor Juvenal dos Santos Borges

Como escrever e publicar um livro, pela escritora Lorene Patígra

Saiba mais sobre a programação do Encontro no site http://sites.unisanta.br/proler