EAD Unisanta recebe ótima avaliação do MEC em seu recredenciamento

1605

A Educação a Distância da Universidade Santa Cecília EAD-Unisanta foi recredenciada pelo Ministério da Educação (MEC) com a nota 4 (escala de 1 a 5). A ótima avaliação atesta a qualidade dos cursos oferecidos pela Unisanta em mais de 100 polos espalhados em alguns dos principais estados e municípios brasileiros, incluindo a capital paulista, interior e litoral.

“É o reconhecimento do MEC em relação à qualidade do trabalho realizado pela EAD da Unisanta nas diversas dimensões avaliadas. Eu e minha equipe estamos orgulhosos desse reconhecimento. Essa nota é fruto da organização que temos em nossos cursos. Todos os 134 cursos oferecidos na EAD são padronizados na sua forma de oferta e permitem o crescimento com qualidade”, afirma o diretor de Educação a Distância da Unisanta, Prof. Dr. Marcelo Cruz.

O recredenciamento é a renovação do processo de credenciamento institucional no MEC. Durante a visita técnica de avaliadores, são analisados diversos itens, entre eles estão ensino, administração da instituição, pesquisa, extensão, desempenho dos alunos, responsabilidade social, corpo docente.

A Unisanta recebeu várias notas máximas em diferentes indicadores, conforme o relatório elaborado pelos avaliadores. De acordo com Cruz, isso mostra que a qualidade do ensino de excelência que a Universidade oferece há mais de seis décadas também está comprovada nos cursos de EAD da instituição.

“A nota 4 é uma ponderação entre 50 indicadores avaliados. Em função disso, a EAD da Unisanta recebeu muitas notas positivas. Destaco as notas máximas em relação ao AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), aos professores e aos tutores, que são indicadores-chave para o sucesso de uma boa EAD”, explica o diretor.

Outras avaliações – Os cursos de EAD Unisanta também obtiveram excelentes notas em outras avaliações realizadas anteriormente. Os cursos de Pedagogia, Ciências Contábeis e Letras – Português/Inglês foram reconhecidos com a nota máxima 5 (escala de 1 a 5) pelo MEC. Outros exemplos de destaque são os cursos de Administração, Educação Especial, História, Gestão Ambiental, Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Processos Gerenciais e Segurança Pública, que receberam a nota 4 do MEC. Outros cursos aguardam a avaliação do Ministério da Educação.

EAD do presente e futuro – Para o diretor, a EAD não é mais uma modalidade do futuro, e sim do presente, principalmente após a pandemia de Covid-19, momento em que a maioria das pessoas teve que realizar muitas atividades a distância.

“Tivemos uma mudança de comportamento que nos aproximou da utilização da tecnologia para serviços, compras, etc. Na educação não foi diferente. Hoje, já são mais de 3,5 milhões de alunos fazendo cursos de graduação e pós-graduação em EAD. A Unisanta tem um grande número de alunos na EAD distribuídos, além da sede, em mais de 100 polos”, ressalta.

Flexibilidade e mercado de trabalho – Os estudantes de EAD contam com a flexibilidade para administrar os seus estudos, mas ter disciplina é fundamental para que o curso seja aproveitado da melhor forma. As mensalidades acessíveis e o diploma equivalente aos dos cursos presenciais também são características fundamentais do ensino a distância.

“O aluno pode se organizar e assistir as aulas em diferentes horários, uma vez que ficam disponíveis 24 horas por dia. Ele também pode assistir as aulas quantas vez quiser. Todas as aulas e materiais ficam disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), de forma organizada e de fácil acesso, inclusive via celular”, diz Cruz.

Durante a trajetória acadêmica, os estudantes são acompanhados por professores e tutores qualificados em suas respectivas áreas dos cursos, permitindo um processo de ensino aprendizagem eficaz.

“O mercado de trabalho já reconhece a formação de egressos da EAD e temos hoje alunos inseridos no mercado de trabalho em posições de destaque e também alunos aprovados em concursos públicos”, conclui o diretor.