O diretor de Educação a Distância da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Marcelo Alves Cruz, foi consultado pelo jornal A Tribuna para explicar o aumento da adesão ao ensino a distância no país e na região da Baixada Santista. Segundo ele, o aspecto financeiro é um dos fatores principais, já que as mensalidades de cursos de EaD podem ser até 75% mais baratas do que na modalidade presencial.

A matéria foi publicada na página A-4 do caderno Cidades da edição de quinta-feira (7/9) e traz dados do Censo Nacional da Educação Superior de 2016 do Ministério da Educação (MEC), que mostram um aumento de 21,4% no número de matrículas em relação a 2015. De acordo com Marcelo Cruz, “o EaD tem permitido àquelas pessoas que nunca puderam ter acesso a um curso superior essa possibilidade”. O tema também foi destaque na Tribuna Digital. Confira matéria completa.

A matéria aponta que 28,2% dos universitários no país estão estudando na modalidade EaD. Em 2006, o percentual era 10,8%. Segundo Marcelo, a expectativa é de que o número de vagas em EaD ultrapasse o presencial em cinco anos. “A tendência é que cursos hoje só oferecidos de forma presencial passem a ser ofertados de maneira híbrida, com aulas presenciais e a distância, para no futuro migrarem para o modelo a distância”.

Talentos Unisanta- A matéria também destacou, com foto, a estudante de Pedagogia EaD Unisanta, Soraia Cristina Mineiro Batista. No texto ela afirma que, ao contrário do que muitos pensam, estudar a distância, muitas vezes, exige mais do aluno do que em um curso presencial. Isso porque, segundo ela, cabe ao estudante organizar melhor o seu tempo e ter disciplina para cumprir tarefas e prazos.

Com formação em magistério,  Soraia conta que a decisão por ingressar em um curso EAD surgiu após exigências do mercado de trabalho. “Muitas escolas exigem graduação e acabei descobrindo que a faculdade a distância tinha um valor mais em conta”.

Desde maio deste ano, ela integra o quadro de funcionários de uma escola particular de Santos e já sonha com uma especialização ao término do curso de graduação. “Consegui este estágio remunerado graças à faculdade, que tem convênio com o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola). Na escola onde trabalho, até brigam comigo quando falo que sou estagiária. Eles falam que sou parte da equipe. Quando acabar o curso, penso em me especializar em pedagogia hospitalar”.