nsino e Herança Cultural foi o tema da palestra proferida pelo professor livre docente da Unicamp, João Wanderley Geraldi, no encerramento da VI edição do Proler Baixada Santista, realizado na Universidade Santa Cecília (UNISANTA na última quinta-feira (30/10).

Como utilizar os conhecimentos no mundo moderno, como aliar modernização e educação em sala de aula. Estes foram alguns dos tópicos que foram abordados pelo professor. Para Geraldi, o maior desafio dos professores é organizar o conhecimento que deve ser passado aos alunos.

Aí está a herança cultural, ou seja, o saber, os livros, como explica Geraldi. “Através de uma pergunta do aluno, o professor vai buscar e auxiliar o aluno na compreensão da resposta”.

Na opinião do palestrante, o educador deve ter consciência de que não é o centro do conhecimento, e a escola não deve enfatizar esta idéia que foi sendo passada de geração para geração, de que o professor domina o saber.

“A função do professor não é dar respostas, mas sim auxiliar e instigar o aluno a buscar respostas, sabendo que estas muitas vezes não serão encontradas”, enfatiza Geraldi. “Ser escolarizado não é ter conhecimento e sim saber onde buscar o conhecimento”.

João Wanderley Geraldi aconselhou os professores a serem ousados, a fugir dos padrões e, acima de tudo, aprender com seus educandos.