Dez capoeiristas ingleses acompanhados pelo mestre Marcos e mestra Sílvia (ambos santistas que estão estabelecidos em Londres há mais de 20 anos) virão à Universidade Santa Cecília (Unisanta) para conhecer o trabalho de inclusão social pelo esporte desenvolvido pelo professor Márcio Rodrigues dos Santos, da Faculdade de Educação Física e Esporte da Unisanta.

O encontro será às 18 horas, na quadra do Bloco A, anexa ao Ginásio Laerte Gonçalves (Rua Oswaldo Cruz, 255). Na oportunidade, os visitantes farão uma aula de capoeira com o mestre Márcio, da Unisanta. Na sequência, às 20h30, será o encerramento das atividades do projeto no ano de 2016.

O Projeto Capoeira Escola – Criado em 1995, o Capoeira Escola nasceu com o objetivo de melhorar a vivência motora e diminuir a obesidade infantil. No início, a atividade era desenvolvida em escolas particulares.

Dois anos depois, passou a se dedicar também à formação de crianças e jovens em estado de vulnerabilidade social, quando atendeu ao Grupo Amigo do Lar Pobre. Em seguida, o projeto foi mais uma vez ampliado, buscando a inclusão social de pessoas com deficiências e sua reorganização neurológica.

Participam crianças desde os dois anos de idade a idosos, com uma metodologia que reúne embasamento científico e o saber popular da Capoeira.

Extensão Comunitária – Na Unisanta, o projeto iniciou em 2015 uma atividade de extensão comunitária, que atende crianças, jovens e adultos, com ou sem necessidades especiais, e com diferentes individualidades sociais. As aulas acontecem aos sábados pela manhã.

Conforme o coordenador do projeto, é adotada “uma didática aprimorada que leva à musicalidade, à contextualização histórica e à educação de movimentos, com ênfase no desenvolvimento das inteligências múltiplas psicomotoras.”