O texto da Profª Drª Carla Luguetti receberá o prêmio de melhor publicação no ano de 2016 pela American Education Research Association. Ela é especialista em Pedagogia do Esporte para jovens em áreas de vulnerabilidade social

O artigo de autoria da Profª Drª. Carla Luguetti, professora titular da Faculdade de Educação Física e Esporte (Fefesp) da Universidade Santa Cecília (Unisanta), publicado na revista “Physical Education and Sport Pedagogy” ganhou o prêmio “AERA exemplaty Paper Award”, da American Education Research Association, como a melhor publicação no ano de 2016 para a entidade.

O artigo, chamado “‘The life of crime does not pay; stop and think!’: the process of co-constructing a prototype pedagogical model of sport for working with youth from socially vulnerable backgrounds.”é de autoria da professora da Unisanta, com a colaboração dos doutores Kim Oliver, Luiz Dantas e David Kirk. Trata-se de um estudo de doutorado de Carla, realizado na Universidade de São Paulo (USP), que tem como objetivo desenvolver um modelo ativista de ensino do esporte para jovens residentes em áreas de vulnerabilidade social.

A professora receberá o prêmio no congresso da American Education Research Association, que acontecerá entre os dias 27/4 e 1/5, em San Antonio, nos Estados Unidos. Além de receber a premiação, Carla apresentará dois trabalhos aprovados pelo congresso: “Challenges in Becoming an Activist Researcher in a Socially Vulnerable Sport Context” (estudo oriundo do seu doutorado) e o “It was the BEST day ever”: Learning to be student-centered activist teachers” (estudo oriundo de seu pós-doutorado realizado no ano passado). Ambas as apresentações serão na forma oral.

Carla Luguetti tem pós-doutorado pela New Mexico State University, nos Estados Unidos, doutorado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2014), especialização em Psicopedagogia Institucional e mestrado na Escola de Educação Física e Esporte pela Universidade de São Paulo (2010) e se formou na Faculdade de Educação Física e Esporte pela Universidade Santa Cecília (2003). Suas pesquisas se concentram na área de Pedagogia do Esporte, com ênfase em Esporte em áreas de Vulnerabilidade Social.