Estudantes do Curso de Engenharia Mecânica da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) estão elaborando como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) uma câmara hiperbárica (ambiente com 100% de oxigênio) com sistema de refrigeração para ser utilizada na maior preservação do intestino delgado e posteriormente de outros órgãos para transplante.
O projeto foi desenvolvido a fim de complementar a dissertação de mestrado do médico Fernando Augusto Garcia Guimarães, professor da disciplina de Fisiologia nos cursos de Fisioterapia, Farmácia e Ciências Biológicas da Universidade Santa Cecília (UNISANTA). O estudo de Guimarães teve como tema O Uso da Oxigenação Hiperbárica na Isquemia e Reperfusão do Intestino Delgado.
O trabalho está em sua fase piloto, e será apresentado a banca examinadora dos TCCs em dezembro. Os testes são realizados com ratos de laboratório. Após a retirada do intestino delgado da cobaia, o órgão é colocado em um ambiente (câmera) com o oxigênio a 100% com o intuito de aumentar seu tempo de preservação. “Esses sistema é importante porque desta forma haverá mais tempo para escolher o receptor mais adequado para receber o órgão”, afirma o professor.
De acordo com Guimarães, essa técnica foi utilizada em alguns experimentos na década de 60, mas não era muito adotada devido a sua complexidade e ao valor gasto.
Além do médico, participam da parte científica do projeto os alunos do curso de Engenharia Mecânica Ronilson Baptista Queiroz, José Carlos Amador, Robson Alves dos Santos, Ivan Santos e Ricardo Amaro, orientados pelo mestre Valmir Demarchi. Na parte técnica, os alunos contaram com a ajuda do técnico do Laboratório de Mecânica, Sérgio Giangiulio.