No último dia 23 de outubro, os alunos Adriana Mirage (3o ano), Bruno de Almeida (4o.ano) e Janaina Moraes (2o.ano), do curso de Ciências Biológicas – Biologia Marinha da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), acompanharam um grupo de pesquisadores italianos em visita à Estação Ecológica Juréia -Itatins e seu entorno.

Os pesquisadores observaram a realidade das comunidades e a sustentabilidade nas áreas de preservação ambiental. “Eles pertencem a um grupo de financiadores de projetos sociais no Brasil, e visitam o País uma vez por ano para avaliar o desenvolvimento de trabalhos implantados e analisarem novos projetos”, explica Mirage.

Os alunos foram contratados para este acompanhamento depois de apresentarem o Projeto Viajando na Ciência em uma das instituições financiadas pelo grupo. Mirage afirma que “o reconhecimento veio devido ao objetivo comum de ambos projetos, ou seja, levar conhecimento a populações carentes, consciência e preservação ambiental e melhoria da qualidade de vida”.

Os estudantes falaram sobre as realidades locais, sobre a cultura caiçara, a biodiversidade local e seu valor comercial, os garimpos clandestinos na região e o futuro da Juréia .

“Fomos convidados para visitarmos uma das instituições na Itália no próximo ano e a apresentar o projeto Viajando na Ciência à comunidade local. O projeto também será tema de um artigo em um jornal local italiano”, finaliza Mirage.