No último domingo (19), a Universidade Santa Cecília foi premiada no primeiro desafio realizado dentro da Semana do Jovem Empreendedor da ACS Jovem (Associação Comercial de Santos), que está em sua 14.ª edição. Participantes de diversas instituições de ensino superior da Baixada Santista tiveram que apresentar uma solução para um problema proposto sobre o Porto de Santos.

O grupo ceciliano foi composto por diversos cursos da Universidade, como as Engenharias (de Produção, Mecânica e de Computação) e os tecnólogos de Comércio Exterior e Logística, e orientado pelos professores Luís Fernando Pompeo Ferrara e Fagner Severo, além do Prof. Dr. Rafael Pedrosa, diretor de Pós-Graduação, que organizou a equipe que representou a universidade.

“É importante ressaltar a confiança que eles tiveram conosco aceitando prontamente o convite para participarem deste desafio. Chegaram lá como colegas de instituição e saíram como amigos cecilianos. A convivência intensa diante de um objetivo comum, com a escassez de tempo e todas as variáveis que um desafio propõe, aproxima muito as pessoas. Com certeza, isso aumentou o engajamento e o senso de pertencimento deles com a nossa Instituição”, destaca o Prof. Dr. Rafael Pedrosa.

Entre sábado, das 8h às 22h, e domingo, das 8h às 16h, a equipe desenvolveu do zero uma startup nomeada “Saint-Cargo”, fazendo menção à instituição e também ao desafio proposto, que tem como objetivo solucionar a falta de contêineres e eliminar o espaço ocioso nos navios ocasionado pela perda do deadline de embarque no Porto.

Isso ocorre por inúmeras variáveis, como roubos de carga, falta de manutenção das estradas, condições climáticas adversas ou falta de planejamento, resultando em até 15% de espaço vazio no navio, o que gera um prejuízo financeiro milionário para a empresa.

Desta forma, a “Saint-Cargo” surgiu com uma proposta inovadora e sem custo de implementação para a contratante e com possibilidade de início imediato: a solução é um software que cruza dados com as concessionárias rodoviárias para ter, em tempo real, a condição de todas as estradas por onde a carga vai passar na rota até o Porto. Também tem ligação com aplicativos que se propõem a fazer previsão climática de toda a rota e para a questão de tráfego, mostrando o horário de saída e a previsão de chegada ao destino para apresentar uma taxa de assertividade.

“A partir disso, se percebemos que há um risco maior que 70% daquela carga não chegar, substituímos por uma outra que está mais perto e com potencial de chegar a tempo, diminuindo essa taxa de ociosidade. O cruzamento e a consolidação de dados por meio do software entregariam para a Unimar Agenciamentos Marítimos uma competividade maior e minimizaria o prejuízo financeiro”, explica Pedrosa.

Em análise, o Prof. Rafael entende que o desenvolvimento do espírito empreendedor e projetos de inovação tecnológica que culminam na criação de startups, como a Saint-Cargo, indicam o caminho para o qual apontam a formação superior e o mercado de trabalho contemporâneo.

O sucesso da apresentação resultou na escolha de “Melhor trabalho” pela Unimar, patrocinadora do evento. Além disso, a empresa irá apoiar a continuidade do desenvolvimento do projeto em conjunto com a Unisanta.