Mais alunos da Universidade Santa Cecília (Unisanta) estão aproveitando a oportunidade de estudar em Portugal, por meio do intercâmbio firmado entre a Instituição e a Universidade de Coimbra (UC).

Estudante do 3º ano do curso de Arquitetura e Urbanismo, Fernanda Gianotti Pereira Fernandes está entre os acadêmicos que garantiram seus estudos em terras portuguesas por seis meses. “Fazer um intercâmbio universitário já era um sonho meu antes mesmo de entrar no ensino superior, porém, uma das razões por ter escolhido estudar na Unisanta é que eu soube das grandes possibilidades de fazer um intercâmbio”, afirma.

Além de usufruir dos benefícios proporcionados pelo convênio, Fernanda também foi contemplada com a bolsa Ibero-Americana do Banco Santander. O programa garante uma bolsa-auxílio para estudantes de graduação entre universidades de dez países da região da Ibero-América: Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Espanha, Peru, Porto Rico, Portugal, México e Uruguai.

“O intercâmbio irá expandir muito minha visão e conhecimentos culturais, além de agregar muito ao meu currículo profissional e acadêmico, pois, de algum jeito, é um grande diferencial. Para uma estudante de Arquitetura e Urbanismo, estudar e viver na Europa é uma grande oportunidade de conhecer e entender a história da Arquitetura. Ver edificações diferenciadas do meu dia a dia no Brasil e métodos de construção alternativos, além da arquitetura antiga e contemporânea, abrirá mais portas para encontrar soluções para a criatividade casar com a funcionalidade”, explica a futura arquiteta.

Outros alunos – Leonardo Lopes Martins, aluno do 2º ano de Engenharia Civil, permanecerá em Coimbra por dois semestres, ou seja, quase um ano. Ele afirma que sempre teve interesse em agregar seu conhecimento através de um intercâmbio.

“Se não fosse pelo convênio entre as duas universidades seria inviável economicamente para mim. Também tive apoio do coordenador de Internacionalização e da coordenadora do meu curso, que me incentivaram. O convênio agregará muito na minha formação acadêmica e profissional, além de ser um diferencial curricular que me trará novas experiências de vida. É uma das melhores universidades europeias, mundialmente conhecida e com estudantes do mundo inteiro”, afirmou.

Além de Fernanda e Leonardo, também foram aprovados para estudar em Coimbra os estudantes: Vitor Gonçalves Alvarenga (Engenharia Civil), Julio Cesar Fontes Beltran Paschoal (Engenharia de Computação), Maria Luiza D’Bones Silva (Ciências Biológicas), Priscila Stanzioni (Ciências Biológicas) e Tiffany Morini de Azevedo Ribeiro (Ciências Biológicas).

Internacionalização na Unisanta – De acordo com o coordenador de Internacionalização da Unisanta, Prof. Dr. Daniel Siquieroli Vilas Boas, semestralmente a Universidade de Coimbra publica em seu site disciplinas oferecidas para que os interessados possam se candidatar. Os alunos enviam o histórico das disciplinas cursadas na Unisanta e suas respectivas notas para análise da Universidade de Coimbra. O convênio possibilita que os alunos fiquem isentos da ‘propina’, como é a chamada a mensalidade em Portugal.

“O intercâmbio permite que o estudante tenha uma visão muito ampla de suas áreas de atuação, pois certamente se relacionará com pessoas de diferentes nacionalidades e experiências. A troca dessas experiências é única e impraticável nesta escala se o aluno não for para o exterior. Além disso, viver num local e com pessoas desconhecidas promove uma extroversão e uma integração com a pluralidade e com a diversidade cultural, garantindo um crescimento pessoal enorme”, afirma coordenador de Internacionalização da Unisanta.

Informações sobre convênios e intercâmbios em: http://www.unisanta.br/VidaAcademica/Intercambios