Utilizando diversos materiais, desde barras de ferro, galões de plástico, pedaços de madeira a cadeiras de jardim, alunos do 6º semestre da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) projetaram, construíram e pilotaram pedalinhos na piscina da Universidade, como parte de conclusão da disciplina Resistência dos Materiais II. O projeto foi feito como avaliação da matéria dada em classe, ministrada pelo professor José Carlos Morilla.

A equipe vencedora foi composta pelos alunos André Silva de Freitas, Edson César Malaguti, Ricardo Diniz e Willians Amaro da Rocha. Em segundo lugar ficou o grupo formado por Edelício S. de Oliveira JR, Ivair Rogério Soares, Jorge Zacarias Santana, Renan Santos Rocha e Washington Pereira.

Em terceiro,Caio Alessandro N. Tiburcio, Leonardo Lorca Morgado, Ronaldo Picirillo, Ronilson Queiroz e Samir Spaulucci. A avaliação levou em conta o projeto, a construção e a prova.

Foi a primeira vez que a disciplina teve uma avaliação desse tipo. A experiência agradou aos alunos, que se dividiram em 13 grupos. Juan Carlos Moris achou excelente a possibilidade de aplicar a teoria na prática e elogiou a orientação do professor Morilla.

“Aprendemos desde projeto, à soldagem, transmissão, medidas… Foi uma ótima experiência”, afirmou o aluno Ronaldo Picirillo. Os estudantes não esperavam tanta diversidade de material e soluções tão criativas, como lembraram Leonardo Morgado e Caio Tibúrcio. O fato de trabalharem em equipe no projeto aos sábados, domingos e feriados, e até altas horas, também envolveu os grupos de maneira positiva, segundo Samir Spaulucci.

O curso de Engenharia Mecânica da UNISANTA é coordenado pelo professor Carlos Alberto Amaral Moino.