[Atualização] Estado de Alerta nesta segunda-feira (24/08) e previsão de mar agitado se mantêm até quinta-feira (27/08), informam o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta e a Sala de Situação da Baixada Santista
Se as previsões se confirmarem, há risco de impactos nas estruturas nos períodos de maré alta e de inundações costeiras e alagamentos pontuais devido à ação combinada de mar agitado e elevação da maré. Esse cenário pode ser intensificado com a ocorrência de chuvas previstas.
Conforme previsto pelos modelos numéricos do NPH-Unisanta, o mar está mais agitado desde a madrugada de segunda-feira (24/08). Os sensores da Praticagem de São Paulo registraram altura significativa das ondas acima de 2,0m na Baía de Santos, com o maior valor registrado de 2,82m na manhã desta segunda-feira (às 08h40).
Para próximos dias, mantém-se a previsão de ondas oriundas do quadrante sul, podendo ultrapassar 3,0m na orla de Santos, São Vicente e nos demais municípios da Baixada Santista entre segunda-feira (24/08) e quinta-feira (27/08) (Tabela 1, Figuras 2 e 3).
Com relação ao nível do mar, o nível máximo previsto é de 1,6m na orla (24/08 às 13h) e 1,7m no interior do estuário (25/08 às 01h), representando um aumento de aproximadamente 40cm de maré meteorológica em relação à tábua de marés (Tabela 1, Figura 1).
Tabela 1 – Previsão do nível do mar e altura significativa das ondas. Fonte: Modelos NPH-UNISANTA

** Para referência no marégrafo de Barnabé, adicione 19cm aos valores da tabela.
De acordo com os Planos de Contingência para Ressacas e Inundações Costeiras de São Paulo e de Santos, o estado é de Alerta durante a segunda-feira na região de orla de todos os municípios da Baixada Santista devido à previsão de altura significativa das ondas acima de 3,0 m, retornando para estado de Atenção a partir de terça-feira (25/08) devido à previsão de altura significativa das ondas entre 2,0 e 3,0 m.
Com relação à meteorologia, a segunda-feira (24/08) será marcada por tempo nublado e temperaturas amenas, com previsão de chuva de intensidade moderada ao longo do dia. Na terça-feira (25/08), a nebulosidade permanece predominante, ainda com possibilidade de chuva fraca. A partir de quarta-feira (26/08), as condições do tempo começam a apresentar melhora gradual, embora ainda haja possibilidade de chuva fraca. Na quinta-feira (27/08), são esperados maiores períodos de sol e elevação das temperaturas, porém ainda não se descarta a ocorrência de chuva fraca.
As informações deste boletim são baseadas em previsões de modelos numéricos, podendo sofrer alterações ao longo dos dias. Atualizações e mais detalhes das previsões por município estão disponíveis em https://salasituacaohidrobs.com.br.
Boletim emitido às 09h de segunda-feira (24/08/2026), com base nos sistemas IARA-BS | SACI-BS da Sala de Situação da Baixada Santista e no sistema AquaSafe Santos. Este é um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.



