O Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos (Nese) da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) comemorou nesta sexta-feira (12) seis anos de existência, anunciando mais uma pesquisa de interesse para a região. Será feita uma radiografia do turismo de lazer a pedido do Santos e Região Convention & Visitors Bureau (SRC&VB). A pesquisa será feita em nove municípios, de dezembro até fevereiro, com mais de três mil entrevistas.
Durante a assinatura do contrato, Walter Geraigire, presidente do Conselho Diretor do SRC&VB, elogiou “a confiabilidade” das pesquisas do Nese/UNISANTA, que está concluindo um outro estudo para a entidade, sobre turismo de negócios.
Geraigiri disse que a região precisa saber seus defeitos e qualidades para nortear suas ações, daí a importância da pesquisa solicitada à UNISANTA. “O norte e o nordeste evoluíram em matéria de turismo. Não temos tempo a perder”.
Lúcia Teixeira Furlani, diretora-presidente do Instituto Superior de Educação Santa Cecília (ISESC), lembrou que o comprometimento com o social e os interesses da Baixada Santista datam da fundação do Complexo Educacional, há 42 anos. Mencionou “o trabalho incansável” dos alunos e pesquisadores da Universidade e destacou a importância do turismo de lazer. “Só os cruzeiros marítimos trarão 200 mil pessoas para região, nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro”, afirmou, citando dados do SRC&VB.
Sílvia Teixeira Penteado, Reitora da UNISANTA, disse que o compromisso da Instituição com o social e o público não pára nessa pesquisa. Elogiou o trabalho do SRC&VB, que procura desenvolver a região, batizada de Costa da Mata Atlântica, numa alusão à importância dos nossos recursos naturais. As pesquisas do NESE são vitais para o turismo, pois nos permitirão enxergar melhor as necessidades da região, acrescentou a reitora.
Alcindo Gonçalves, coordenador geral do Nese, disse que o MEC está lançando novas bases para avaliar as universidades, com destaque para a participação dessas instituições na vida da comunidade. Nesse ponto, a UNISANTA está na frente. O trabalho do Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos é referência regional.
Estiveram presentes Tony Longobardi, coordenador de Projetos Estratégicos da Secretaria de Planejamento (Seplan) da Prefeitura, que representou o prefeito Beto Mansur e o secretário de planejamento, João Paulo Tavares Papa; o diretor da Faculdade de Administração, Júlio Simões Júnior e o coordenador da pesquisa, Jorge Manoel Ferreira.
Turismo de negócios
A primeira pesquisa do Nese, iniciada em maio, refere-se ao turismo de negócios. Foram pesquisados 10 eventos, para traçar o perfil dos participantes de feiras e congressos da cidade e região. Os últimos foram a Convenfarma, em Santos, um encontro sobre Acupuntura, em Guarujá e a Festa do Pastel, em Bertioga. Falta compilar os dados sobre Bertioga. O SRC$VB deverá divulgar o resultado do estudo provavelmente no final de março, segundo a diretora de Comunicação e Marketing, Daniela Cury Gerarigire.