NESE-UNISANTA divulga pesquisa inédita
sobre o Perfil do Turista de Cruzeiros

O Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos da Universidade Santa Cecília (NESE-UNISANTA) divulgou, na manhã desta terça-feira, dia 1º/3, pesquisa inédita sobre o Perfil do Turista de Cruzeiros, encomendada pelo Santos e Região Convention & Visitors Bureau.
Para a elaboração do estudo, foram entrevistadas 1.102 pessoas não residentes na região metropolitana da Baixada Santista, no período de 15 a 19 de janeiro. Entre os entrevistados predominam o sexo feminino, pessoas com a faixa etária de 40 a 50 anos, com renda mensal de R$ 4.100,00 e ensino superior completo. A maioria é de procedência paulistana, seguidos pelos mineiros, paranaenses, cariocas e capixabas. A coordenação dos estudos foi do economista Jorge Manuel Ferreira.
Para o presidente do Bureau, dr. Ewaldo Bolívar, o início do planejamento é a pesquisa. “Se não há alicerce, não se pode fazer nada”, afirma.
Entre os pontos negativos levantados estão o fato de os pacotes de viagens não incluírem o city tour, apesar de os turistas serem receptivos a ele, e a falta de divulgação que faz com que os visitantes não conheçam a cidade.
De acordo com a vice-presidente do Santos e Região Convention & Visitors Bureau e diretora-presidente da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), profa. dra. Lúcia Maria Teixeira Furlani, “alguns aspectos da pesquisa já eram esperados, mas são fundamentais para que se possa dar uma nova direção às ações das prefeituras. Os resultados demonstram que o turista está receptivo à permanência na região, mas que ele recebe um pacote fechado das agências externas, que não inclui o city tour”.
Entre os pontos positivos destacados no estudo estão as instalações e as localizações do terminal de Passageiros – Concais, que foram consideradas boas pelos entrevistados.
Para a reitora da UNISANTA, profa. dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado e para o diretor da Concais – Terminal de Passageiros, Flávio Brancatto, trabalhos como estes feitos pelas universidades são de extrema importância. “A pesquisa mostra índices de confiabilidade que serão transmitidos às autoridades, a fim de prover instrumentos de ação. Com pesquisas como estas, a UNISANTA alia conhecimento, modernidade e qualidade de vida”, disse a reitora.
Branccato ressaltou que os apontamentos são muito claros. “As universidades têm muito a colaborar com a Cidade. Este é um trabalho isento, que mostra os caminhos a serem adotados e as ações fortes e integradas que devem ser tomadas com relação aos turistas”, afirmou.
O supervisor geral do Nese e diretor do curso de Administração de Empresas da UNISANTA, prof. Júlio Simões Jr., também falou sobre a importância do estudo. “O objetivo da pesquisa foi dar informações sobre políticas adequadas para a Cidade e a região. Verificamos que se trata de um turista diferencial, de alta renda e que poderia ajudar a economia da cidade se ficasse na região”.
Ainda de acordo com Simões, este estudo fecha o ciclo de pesquisas relacionadas ao turismo. A pedido do Bureau, foram realizadas pesquisas sobre o turista de negócios, de lazer e de cruzeiros. Os resultados serão entregues às prefeituras, ao setor hoteleiro e aos restaurantes.