O índice de desemprego na cidade de Santos da População Economicamente Ativa (PEA) aumentou em setembro (12,1%) em relação a março deste ano (10,8%), índices ligeiramente inferiores aos da Região Metropolitana de São Paulo nos mesmos períodos, que foram de 12,9% em setembro e 13,1% em março, informou nesta quarta-feira (10/11) o Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos (NESE) da Universidade Santa Cecília (Unisanta). A maior parte dos desempregados ainda é de mulheres (55,67%), contra 44,33% dos homens, em setembro último. Quanto aos empregados em setembro, o índice dos homens naquele mês era de 55,13%, enquanto o de mulheres detentoras de empregos era de 44, 87%.

Não houve nenhum caso em setembro de desemprego na população pesquisada entre os que declararam ter Pós-Graduação Incompleta ou Superior Completo, a exemplo do que ocorreu em março deste ano. As mulheres estão em situação inferior, mesmo com estudos maiores. As mulheres desempregadas com Ensino Médio Completo atingem 61,1%, enquanto os homens com o mesmo nível de escolaridade sem emprego correspondem a 51,16% da massa desempregada. A renda familiar média dos empregados caiu 2,5% : de R$ 2.248,19 em março para R# 2.192,24 em setembro.

O NESE pesquisou em setembro 500 domicílios, totalizando um universo de 1.629 pessoas, sendo 879 mulheres e 750 homens, correspondente a 0,41% da população residente, conforme dados do IBGE de 2009. A pesquisa detectou um decréscimo da população economicamente ativa –PEA- (projetado), em cerca de 8 mil pessoas a menos em relação a março de 2010.

A flutuação do PEA depende de fatores como entrada de novos indivíduos no mercado de trabalho, aposentadorias novas e retorno dos inativos no mercado de trabalho.

Há 12 anos o NESE/Unisanta divulga pesquisas de emprego e desemprego nas cidades da Baixada Santista. Leia mais sobre esse e outros estudos no site: