O índice de desemprego em Santos, referente a março de 2015, é significativamente superior ao apurado em setembro de 2014 e já é maior do que o da Região Metropolitana de São Paulo. Esses e outros dados importantes para o setor público, privado e tomadores de decisões serão divulgados pelo Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos da Universidade Santa Cecília (Nese/Unisanta), nesta sexta-feira (29), às 10h, na sala M 231, no Bloco M, da Unisanta, na Rua Oswaldo Cruz, 277.

Os principais objetivos da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED/Santos) são conhecer e divulgar a situação do emprego e desemprego na cidade de Santos, de forma a poder estabelecer elo de comparação com outros centros pesquisados, bem como poder abastecer os poderes público e privado de informações tidas como fundamentais para o desenvolvimento regional.

Acredita-se que, a partir dos indicadores demonstrados, possam ser desenvolvidas medidas corretivas adequadas ao estabelecimento de algumas diretrizes visando à minimização dos desequilíbrios causadores do desemprego.

AMOSTRA – Foram pesquisados, durante o mês de março, 500 domicílios, totalizando um universo de 1313 pessoas (sendo 722 mulheres e 591 homens), correspondente a 0,41 % da população residente, conforme dados estatísticos do IBGE, censo de 2010.

Este universo garante margem de erro de 1,9% sobre os índices apurados, para um intervalo de confiança de 95,5%. Uma vez definido o tamanho, a amostra foi subdividida pelos bairros e morros da cidade, proporcionalmente à população de cada um. O processo de escolha do domicílio a ser pesquisado foi aleatório, com realização de sorteio eletrônico dos endereços, sendo excluídos os endereços comerciais