Em comemoração ao Ano Internacional da Biodiversidade, foi realizado, na Universidade Santa Cecília (Unisanta), o IX Congresso de Direito Ambiental e o III Fórum Portuário, simultaneamente nos dias 19 e 20 de maio.

Dentre as novidades deste ano, além da programação conjunta,houve palestras internacionais eoferecimento de um curso de extensão, opcional, que tratou do “Porto, Cidade e Biodiversidade”, realizado a bordo de uma escuna, na sede do Clube de Pesca, na Ilha das Palmas.

Promovido pela Faculdade de Direito da Unisanta e pelo Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Ambiental (Cepeda), o Congresso de Direito Ambiental já é uma tradição na cidade. Já o Fórum Portuário é organizado pelo Núcleo de Estudos Portuários e Marítimos – NEPOMT/Unisanta e dá continuidade a uma série de debates que têm ocorrido na Universidade e envolve diversas instituições governamentais, da sociedade civil, empresariais e de trabalhadores relacionadas com a atividade portuária.

O eventorealizado no Auditório do Bloco E da Unisanta contou com o apoio da CIESP de Cubatão.

Programação – Os dois eventos tiveraminício dia 19 (quarta-feira, com o tema “TUTELA DA BIODIVERSIDADE”, com a palestra da Dra. Carla Maria Amado Gomes, professora da Universidade de Lisboa, que debateu com a Dra. Cristina Godoy de Araújo Freitas, promotora de justiça e coordenadora da área ambiental do Centro de Apoio de Tutela Coletiva do Ministério Público de São Paulo. Presidirá a mesa o Dr. Gilberto Passos de Freitas, Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo e professor da Unisanta.

No dia 20, a programação do evento realizou ocurso “Porto, Cidade e Biodiversidade”, na parte da manhã e tarde. À noite os debates prosseguiram com mesa redonda. Como palestrantes: o Dr. José Roberto Serra, Presidente da CODESP; o Dr. Fábio Giordano, coordenador do Projeto Remangue e professor da Unisanta, e a Dra. Flávia Maria Gonçalves, Promotora de Justiça do Grupo Especial de Defesa do Meio Ambiente – GAEMA. Eles debateram o tema com Secretários de municípios portuários da Baixada Santista.

Outras informações e inscrições no setor de Pós-Graduação da Universidade, Rua Cesário Mota, nº. 24. Tel.: (13) 3202-7114 ou 3202-7104