Unisanta lança o primeiro curso de pós-graduação lato sensu em Direito do Trabalho Marítimo e Portuário

338

O convênio com a Fenop e ABTP será firmado na próxima quinta-feira (14), às 14h, em Brasília.

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) lança o curso de pós-graduação lato sensu em Direito do Trabalho Marítimo e Portuário, com o apoio institucional d a Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop ) e Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP). O curso, que será on-line e terá duração de um ano, é o primeiro de Direito do Trabalho ligado à área portuária.

A coordenação ficará a cargo dos professores Dr. Guilherme Augusto Caputo Bastos e Dr. Sérgio Pinto Martins, Ministros do Tribunal Superior do Trabalho, além do Desembargador Celso Ricardo Peel Furtado de Oliveira, professor e coordenador da área de pós-graduação em Direito EAD da Unisanta.

“Desde a fundação do Complexo Educacional Santa Cecília, nós tivemos uma ligação muito forte com o porto e com todos os assuntos portuários e continuamos tendo esse interesse de cada vez mais valorizar o maior porto da América Latina e possibilitar com que nós estejamos agregando, dentro do propósito da Universidade, entidades como a Fenop, como a ABTP, que também já fazem trabalhos, e outras parcerias com a Instituição. O nosso compromisso é melhorar as condições de trabalho tanto da área portuária, mas acima de tudo daqueles profissionais envolvidos nesse mercado”, disse o pró-reitor administrativo da Unisanta, Dr. Marcelo Teixeira.

Marcelo também agradeceu a confiança dos professores e coordenadores do programa, em especial pela coordenação do programa pelos Ministros Caputo Bastos, Pinto Martins e pelo Desembargador Celso Peel, pela parceria na formação técnica especializada que o curso de pós-graduação proporcionará.

“Esse curso vai contar com apoio institucional da Fenop e da ABTP, e vamos também celebrar parceira tanto com o Centro de Formação de Assessores e Servidores do Tribunal Superior do Trabalho (Cefast) e com o Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho (Conematra), visando o oferecimento de bolsas integrais para que os servidores e magistrados possam se aperfeiçoar nesse ramo tão específico do Direito, que é o Direito do Trabalho Portuário e Marítimo, cumprindo a missão institucional da Universidade Santa Cecília”, explicou o desembargador e professor da Unisanta, Dr. Celso Peel.

Já o coordenador do curso de Direito da Unisanta, Prof. Dr. Fernando Akaoui, destacou a importância da criação desse curso para os alunos da graduação, possibilitando uma educação continuada e o desenvolvimento de profissionais habilitados em todo o Brasil. “Esse é apenas o primeiro curso que certamente dá o pontapé inicial para uma longa parceria com a FENOP e ABTP e que, ao longo do tempo, formará milhares de profissionais da área portuária, que terão oportunidade de crescimento profissional em decorrência desse curso que se inicia”.

Para diretor da pós-graduação Rafael Pedrosa, de acordo com as tendências do mercado de ensino superior, nos próximos cinco a dez anos, haverá um boom nas áreas de pós-graduação e a Unisanta vem na vanguarda já se preparando. “A Universidade tem uma visão de que a pós-graduação é um novo nicho a ser explorado no mercado do ensino superior, porque existe um entendimento de que, com a pós-graduação, as pessoas conseguem auferir melhor remuneração e isso é algo em que apostamos muito. Estamos em constante atualização, inclusive com infraestrutura para poder oferecer o que há de melhor e com parceria com renomadas instituições, como nesse curso.”

Sobre o curso – A pós-graduação lato sensu em Direito do Trabalho Marítimo e Portuário terá início em agosto e contará com disciplinas como Fundamentos de Direito Marítimo, Direito do Trabalho Portuário e Direito Internacional do Trabalho Aplicado ao Direito do Trabalho Marítimo e Portuário, será 100% on line, com aulas ao vivo, tendo como grande diferencial do programa a previsão de visitas técnicas a instalações portuárias.