A professora de Direito Internacional da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), dra. Susana Camargo Vieira, participa como observadora, pela International Law Association, da XI Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), que acontece desde o último domingo (13) e termina na próxima sexta-feira (18), no Anhembi, na Capital. Delegações de mais de 190 países participam da UNCTAD, que acontece pela primeira vez no Brasil.
A conferência, realizada a cada quatro anos, é um dos mais importantes eventos já sediados na América Latina, desde a ECO-92. Tem como principais objetivos apoiar os países em desenvolvimento a melhor se beneficiarem das oportunidades provenientes do comércio e do investimento internacional para atingir suas metas e auxiliá-los a integrar-se na economia mundial.

UNCTAD – A Conferência das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) foi criada em 1964 como entidade intergovernamental permanente, sendo o principal órgão da Assembléia das Nações Unidas responsável pelo tratamento integrado do desenvolvimento, por intermédio do comércio, finanças, tecnologia, desenvolvimento empresarial e desenvolvimento sustentável.
Atualmente, a entidade conta com 192 Estados-membros e sua sede, em Genebra (Suíça). O secretário geral da UNCTAD é o embaixador brasileiro Rubens Ricupero.

Palestra – No próximo dia 23, às 19h30, na Casa do Advogado em São José dos Campos, a profª. dra. Susana Camargo Vieira participará como debatedora da palestra A participação da sociedade civil nas relações internacionais: A construção de um novo paradigma no Direito. O evento é organizado pela Comissão de Direito Internacional da OAB de São José dos Campos.
Além de lecionar na Faculdade de Direito da UNISANTA, Susana é secretária da secção brasileira da International Law Association e membro do Comitê Executivo da Comissão de Comércio Exterior e Relações Internacionais da OAB/SP.
Outros debatedores: José Carlos de Magalhães, presidente da secção brasileira da International Law Association, membro do Comitê Consultivo da Comissão de Comércio Exterior e Relações Internacionais da OAB/SP e professor associado da Faculdade de Direito da USP.
E ainda Márcia Brandão Carneiro Leão, vice-presidenta da Sociedade Brasileira de Direito Internacional do Meio Ambiente (SBDIMA), conselheira do Centro de Orientação Ambiental Terra Integrada (COATI), mestre e doutoranda em Direito pela Faculdade de Direito da USP.
Informações e inscrições pelos telefones: (12) 3941-8511, 3941-4302, ou pelo e-mail: saojose.campos@oabsp.org.br