Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, as Comissões da Mulher Advogada de Santos, São Vicente e Guarujá realizarão, no dia 8/3, às 18h30, na sede da OAB/Santos, o VI Encontro Regional de Advogadas e Estagiárias da Baixada Santista com o tema: “Mulheres de Atitude”.

A presidente da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e diretora do Sistema Santa Cecília de Comunicação, Lúcia Maria Teixeira Furlani, será homenageada e falará sobre o tema.

De acordo com Inês Maria Toss, Coordenadora da Comissão da Mulher Advogada de Santos e Tânia Machado de Sá, Diretora Secretária Geral da OAB/Santos o evento é mais que simples comemoração, simboliza as lutas e conquistas das mulheres ao longo da história, servindo como reflexão, debates e buscas de soluções para as questões e problemas que envolvam a mulher advogada e a advocacia como um todo.

Serão homenageadas mulheres que, com suas ações, ajudaram ou ajudam na construção de uma nova ordem social, mais humana e justa, embasada no direito de cidadania e na conscientização da posição igualitária de todos nessa transformação Universal.

Também serão homenageadas as Dras. Ninive Bernardes Calves (póstuma), como primeira advogada inscrita na OAB/Santos e Daisy Theresinha Simões, a mais antiga em exercício. Ao final, haverá apresentação do coral da OAB. Inscrições e informações na Praça José Bonifácio, 55, Santos/SP, tel.: (13)3226-5900. As vagas são limitadas.

Lúcia Maria Teixeira Furlani é santista, Mestre e Doutora em Psicologia da Educação e escritora premiada. É autora da trilogia “Pagu – Livre na Imaginação, no Espaço e no Tempo”, “Croquis de Pagu” e “VIVA PAGU – Fotobiografia de Patrícia Galvão”, além de “Autoridade do Professor – Meta, Mito ou Nada Disso”, “Fruto Proibido – Um olhar sobre a mulher” e “A Claridade da Noite – O aluno do ensino superior noturno”, entre outros. Seus livros infantis “Tudo é Possível – Incrível Viagem no Tempo” (este sendo produzido internacionalmente em animação 3D), e “O Segredo da Longa Vida” (o primeiro infantil brasileiro traduzido para o japonês), adotados por escolas do Brasil e do Japão, disseminam o inovador Programa “Nossa Terra, Nossa Gente”.

Recebeu o Prêmio Jorge Amado, do 28º Festival Internacional de Cinema da Bahia, por sua obra (livros e filme) sobre Pagu, tema no qual é referência no País e no exterior. Fundou o Centro de Estudos Pagu Unisanta, em Santos, São Paulo. Suas pesquisas sobre o Ensino Superior embasaram o Plano Nacional de Educação e foram incorporadas como metas a serem alcançadas pelo Brasil. É Delegada Regional do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – SEMESP e Presidente da Universidade Santa Cecília, desde 1996, e do Sistema Santa Cecília de Comunicação – Rádio e TV Educativas, que desenvolvem programação de interesse público.